23/04/2021 17h22 - Atualizado em 24/04/2021 19h21

Professores de Itarana criam sistema digital para acompanhamento das APNPs

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Alto Jatibocas, localizada em Itarana, criou um sistema digital on-line de acompanhamento das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) dos estudantes, por meio do Google Planilhas. O objetivo foi ter uma forma mais prática de acompanhar os alunos e evitar a evasão neste período.

Para cada turma da escola há uma planilha que é vinculada ao Google Sala de Aula e ao aplicativo Escolar. Assim, toda vez que o aluno realiza alguma atividade no aplicativo automaticamente a planilha de acompanhamento do estudante é atualizada, tanto na quantidade de atividades realizadas quanto na porcentagem de atividades concluídas.  

Algumas informações da planilha são inseridas manualmente pelo professor referência da turma, devido às atividades impressas. Mas, como o Google Planilhas é on-line, qualquer informação lançada pelo professor no sistema fica disponível imediatamente para todos os outros professores. 

O professor de Matemática e idealizador do projeto Ramon Freitas disse: “A criação deste sistema economizou muito tempo para nós professores. Antes, era difícil saber se um aluno que não realizava as minhas atividades estava nesta mesma situação com os outros professores. Agora, em apenas um clique, consigo saber a situação de qualquer aluno em tempo real”. 

Foi criada, ainda, outra planilha, chamada de espelho, que contém em um único arquivo on-line as informações de acompanhamento de todos os alunos da escola. Neste arquivo há também um painel mostrando quais são os alunos que pararam de realizar as atividades e que, por isso, precisam de uma atenção maior na Busca Ativa Escolar. 

Segundo a diretora Luzineti Marquez Coan, “o espelho possibilita à equipe gestora uma visão geral da escola e, desta forma, ver semanalmente as intervenções necessárias”. 

Busca Ativa Escolar 

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia para garantir que cada criança e adolescente esteja na escola e aprendendo. É composta por uma metodologia social e uma plataforma tecnológica que apoiam municípios e estados na identificação, na (re)matrícula e no encaminhamento de meninas e meninos aos demais serviços públicos. A Busca Ativa Escolar faz parte da iniciativa "Fora da Escola Não Pode!" para ajudar os municípios e os estados a combaterem a exclusão escolar. 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon  

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI