Professores participam de Oficina sobre Jogos Matemáticos
No último sábado (29) foi realizada uma oficina sobre Jogos Matemáticos, em Vitória, reunindo 80 professores de Matemática do Espírito Santo. Esse evento foi uma iniciativa do Programa Matemática na Rede, em parceria com o Departamento de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio), por meio do Projeto Jogos & Matemática. O evento também foi organizado atendendo à demanda de um grupo de professores que lecionam Matemática do município de Jaguaré interessados na promoção de métodos inovadores de ensino.
A oficina teve como objetivo principal contribuir para o ensino e a aprendizagem da Matemática por meio de jogos matemáticos, alinhados às habilidades do Currículo de Matemática do Espírito Santo. O grupo de professores participantes foi composto por profissionais das redes estadual e municipal e a mediação do evento ficou a cargo dos professores do projeto Jogos & Matemática da Unirio.
Durante a oficina, foram explorados quatro jogos matemáticos, com atividades práticas e discussões sobre as suas aplicações pedagógicas. Os participantes tiveram a oportunidade de experimentar os jogos, discutir estratégias de ensino e compartilhar experiências sobre o uso de jogos em sala de aula.
De acordo com a professora Nathalia Dias, da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Arnulpho Mattos, a formação foi muito proveitosa. “Gostei bastante da oficina, pois foi bem produtiva e objetiva. Experimentar os quatro jogos e refletir sobre as possibilidades de trabalho com cada um foram ações que, com certeza, contribuirão para o aprendizado dos nossos alunos ao aplicarmos os jogos em sala de aula”, afirmou a professora.
Além disso, os professores saíram da oficina com materiais e recursos didáticos para implementar os jogos em suas aulas. “O evento de sábado foi maravilhoso! Desde a recepção calorosa de toda a equipe até a receptividade dos participantes, tudo contribuiu para uma experiência memorável. Percebemos que os participantes estavam empolgados e participaram ativamente de todas as dinâmicas”, disse a formadora da Unirio, Loisi Carla Monteiro Pereira
Ela também explicou os próximos passos: “Acompanharemos os grupos por meio da sala do Classroom, cujo código foi disponibilizado no dia do encontro. Cada grupo, composto por quatro professores, deverá escolher um conteúdo matemático e criar um jogo educativo. Este jogo deve incluir as regras, a forma de confecção, a sequência didática a ser seguida após a aplicação do jogo e o respectivo gabarito para orientar os professores que aplicarão os jogos no futuro”, pontuou.
Nos meses de julho e agosto, serão realizados três encontros virtuais para esclarecer todas as dúvidas dos participantes. No último encontro presencial, cada grupo apresentará o jogo criado. Os três melhores jogos serão premiados, reconhecendo a criatividade e o esforço dos professores envolvidos.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707