Professores recorrem a Tertúlias Dialógicas para estimularem o hábito pela leitura
Com o objetivo de estimular o hábito pela leitura, professoras de Língua Portuguesa da Escola em Tempo Integral Conde de Linhares, em Colatina, estão desenvolvendo semanalmente Tertúlia Dialógicas Literárias, com alunos das 1º séries do Ensino Médio. Por meio da ação, os alunos têm a oportunidade de trocar impressões sobre o conteúdo lido.
A professora Rosa Maria Perini Gallo, uma das idealizadoras do trabalho, afirma que cada semana é trabalhado um capítulo do livro selecionado. “A obra escolhida é um clássico da Literatura Espanhola: “ Dom Quixote – O cavaleiro da Triste Figura”, de Miguel de Cervantes. É trabalhado um capítulo por semana, após o conteúdo ser enviado ao grupo de WhatsApp da turma para leitura prévia”, explicou a professora.
O aluno Wanderson Rossini Coradini Júnior garante que as tertúlias têm ajudado no desenvolvimento da leitura e da escrita, além de permitir o aumento do repertório de palavras. A professora Renata Zacché, também realizadora da ação, relata que as tertúlias semanais estão encantando os estudantes, que fazem questão de debater e opinar sobre as aventuras do cavaleiro andante.
Texto: Mirela Marcarini
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7766/ 7888
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br