27/09/2024 14h45

Programa Escola da Terra promove ciclos de reuniões nas Superintendências Regionais de Educação

O Programa Escola da Terra Capixaba é um programa do MEC, desenvolvido junto com Sedu, Ufes e Ifes.

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência de Educação Antirracista, do Campo, Indígena e Quilombola (Geaciq), juntamente com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), promoveu ciclos de reuniões presenciais com o objetivo de apresentar a 4ª Edição do Programa Escola da Terra Capixaba, envolvendo as Superintendências Regionais de Educação, Regime de Colaboração, Secretariais Municipais de Educação, movimentos campesinos e Institutos Federais do Espírito Santo.

Os coordenadores estaduais do Programa, os professores Giselly Rezende Vieira, Erineu Foerste e Silvanete Pereira, apresentaram os cursos de Aperfeiçoamento e de Especialização para os anos de 2024 e 2025.

O Programa Escola da Terra Capixaba é um programa do MEC, desenvolvido junto com a Sedu, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), cujo objetivo é promover a formação continuada de professores que atuam em escolas do campo, fortalecendo a escola como espaço de vivência social e cultural.

Com objetivo de potencializar as matrículas, serão disponibilizados os seguintes cursos:

Curso de Aperfeiçoamento Escola da Terra “Capixaba”

Número de vagas: 250

Carga horária: 180 horas (60% tempo universidade e 40% tempo comunidade)

Inscrições: As inscrições devem ser realizadas pelos secretários(as) municipais e superintendências, exclusivamente, por meio de ofício, encaminhado para o e-mail escoladaterraes2024@gmail.com.

Previsão de início do Curso: outubro/2024

Curso de Especialização Lato Sensu Escola da Terra “Capixaba”

Número de vagas: 120

Carga horária: 360 horas (60% tempo universidade e 40% tempo comunidade).

Inscrições: Edital UFES

Pré-Requisito: ter realizado formação continuada de 180 horas na temática.

Previsão de início do Curso: fevereiro/2025

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon