Projeto de escola de Linhares propõe criação e gestão de empresas fictícias
Ao longo do ano letivo de 2024, a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Emir de Macedo Gomes, localizada no município de Linhares, desenvolveu o projeto “Educação Financeira e Fiscal”. A iniciativa visou ampliar o entendimento dos alunos sobre empreendedorismo e finanças, por meio da aplicação de recursos tecnológicos e atividades práticas de imersão no universo dos negócios.
De acordo com a professora da disciplina eletiva de Consumo Responsável e Educação Tributária Rhamilly Bettecher, para a realização do projeto, os estudantes foram incentivados a questionar, investigar e construir seu conhecimento ao longo de diversas fases.
Entre as ações propostas, destaca-se a criação e gestão de empresas fictícias em diferentes áreas, abrangendo desde o desenvolvimento de produtos ou serviços até estratégias de marketing e gestão financeira completa. Essa etapa foi orientada pela discussão "Inovando para lucrar: Estratégias fora da caixa para o sucesso financeiro".
“Estudar matemática em um projeto atrativo facilitou o engajamento e aumentou o conhecimento dos alunos em educação financeira e consumo responsável. Eles foram protagonistas em todo o processo, aprendendo sobre empreendedorismo de maneira prática”, afirmou Rhamilly Bettecher.
A professora frisou ainda que o projeto buscou abordar elementos fundamentais do universo empresarial, como cálculos de receitas e despesas, gestão de folha de pagamento, tributos e sustentabilidade, bem como simulação de vendas, criação de planilhas de controle financeiro e cálculo de lucro ou prejuízo de suas empresas. “Esse processo trouxe uma dimensão prática e holística ao aprendizado, permitindo que os alunos compreendessem as complexidades do empreendedorismo e dos desafios do mercado”, concluiu.
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