Projeto de luderia integra literatura e jogos educativos em escola de Cachoeiro de Itapemirim
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Zacheu Moreira da Fraga, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, desenvolveu o Projeto de Luderia “Literatura se Joga!”, com estudantes do Ensino Fundamental e Médio, a partir das leituras realizadas durante a Semana Literária prevista nas Rotinas Pedagógicas. A ação consistiu na criação de jogos educativos inspirados em obras literárias trabalhadas em sala de aula.
O projeto foi estruturado de forma interdisciplinar, envolvendo os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Arte, Educação Física e Inglês. As atividades tiveram como foco a leitura e interpretação de textos literários, a produção escrita, o raciocínio lógico, o uso funcional da língua estrangeira, a expressão visual e o trabalho em grupo.
No Ensino Fundamental, os estudantes utilizaram como referência os livros Entre Pedras e Lagartos, de Marcelo de Oliveira Carvalho, trabalhado com turmas de 6ºˢ e 7ºˢ anos, e Fininho, de Lucas Reis, com turmas de 8ºˢ e 9ºˢ anos. No Ensino Médio, foram utilizadas obras como A Revolução dos Bichos, O Cortiço e Quarto de Despejo.
Inicialmente, os alunos realizaram a leitura orientada das obras, com atividades voltadas à compreensão textual, análise de personagens e identificação de conflitos narrativos. Em seguida, os estudantes analisaram diferentes tipos de jogos de tabuleiro, observando regras, mecânicas e estruturas, como base para o processo de criação.
Durante a etapa de desenvolvimento, os grupos elaboraram enredos, desafios, perguntas e sistemas de regras, aplicando conhecimentos das diferentes áreas envolvidas. A construção dos jogos incluiu a definição de pontuação, movimentação, organização visual dos tabuleiros e testagem das dinâmicas, com momentos de interação entre as equipes.
Ao final do projeto, os estudantes apresentaram os jogos produzidos, encerrando as atividades com uma etapa de socialização e avaliação das propostas. Os jogos criados pelas turmas vencedoras o 1º M1 TS, no turno matutino, e 8º V3, no turno vespertino, serão reproduzidos por meio de impressão 3D e incorporados ao acervo permanente da escola, para utilização em atividades pedagógicas futuras.
“Eu fiquei muito feliz quando soube que nós ganhamos em primeiro lugar, não acreditava! Eu quero agradecer aos meus amigos que trabalharam comigo, sem eles eu não teria conseguido. Cada um tem um talento especial e, juntos, somos invencíveis!”, disse Letticya Dias Moura, integrante de um dos grupos vencedores.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707