18/09/2020 14h37

Projeto de Pesquisa Remota é destaque na Escola Nestor Gomes

O objetivo foi maximizar a oferta de conhecimentos cultural, tecnológico e científico.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Nestor Gomes, de São Mateus, propôs aos estudantes a elaboração e execução de um projeto de pesquisa no modelo remoto, baseado na agricultura local. O objetivo da pesquisa foi maximizar a oferta de conhecimentos cultural, tecnológico e científico.

O idealizador do projeto foi o professor de Biologia da escola, Douglas Vicente do Carmo Lima. “O município de São Mateus, especialmente o distrito de Nestor Gomes, é um grande exportador de pimenta-do-reino. Vimos aí uma grande necessidade de trabalhar com os estudantes essa temática, visto que obedece aos parâmetros curriculares da série. Outro ponto a ser destacado é a sensação de pertencimento do estudante frente a uma realidade vivenciada ou assistida por ele”, explicou o professor Douglas Lima.

Para que o objetivo fosse atingido, foi criado um grupo de alinhamento via WhatsApp, um cronograma de atividades, encontros via zoom e apresentação de plataformas para subsidiar a pesquisa bibliográfica. Outra metodologia utilizada foi a confecção de vídeos contendo levantamento estatístico da produção, técnica de cultivo, abordagens sobre o controle biológico e químico.

“Os estudantes ficaram muito empolgados, alguns deles se reuniram com os pais que são produtores e puderam repassar conhecimento para o grupo. Foi um feedback valioso. Os estudantes sabem confeccionar muitas coisas de qualidade, basta que nós, professores e equipe, incentivemos  e subsidiemos essa proposta”, disse o professor.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon 
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI