Projeto Pipat valoriza memórias, identidades e território de estudantes da EJA em Vargem Alta
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Presidente Lüebke, localizada no município de Vargem Alta, realizou a apresentação dos resultados do Projeto Integrador de Pesquisa e Articulação com o Território (Pipat), desenvolvido com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A ação teve como destaque o lançamento de um livro coletivo, construído a partir dos relatos produzidos pelos próprios alunos ao longo do desenvolvimento do projeto.
O projeto nasceu com o propósito de compreender, reconhecer e valorizar o território como espaço de formação, pertencimento e aprendizagem. Durante o percurso do projeto, os estudantes da EJA foram convidados a pesquisar, registrar e refletir sobre histórias, saberes e experiências que fazem parte da comunidade em que vivem.
De acordo com os professores Marta Demartini Santos e Yuri Braz, responsáveis pela orientação do processo de escrita, a proposta do livro foi justamente valorizar uma produção livre de formalismos excessivos, permitindo que cada página refletisse a identidade, a história e a sensibilidade de quem escreveu. Para os educadores, essa característica torna a obra ainda mais especial, pois transforma vivências pessoais em memória coletiva e patrimônio da comunidade escolar.
Durante a apresentação do resultado do projeto, os estudantes receberam exemplares do livro.
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