30/09/2025 09h26

Projeto ‘Ritmos e Cores’ promove integração musical na Escola Waldemiro Hemerly

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Waldemiro Hemerly, localizada em Rio Novo do Sul, promoveu, na última sexta-feira (26), o projeto “Ritmos e Cores”, que reuniu turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em um grande movimento artístico coletivo. A ação teve como eixo central a formação de corais musicais, com ensaios conduzidos pelos professores da área de Linguagens, resultando em apresentações que encantaram a comunidade escolar.

Com o objetivo de estimular a expressão artística e fortalecer a integração entre os estudantes, o projeto destacou o canto coletivo como recurso pedagógico para desenvolver sensibilidade artística, cooperação, oralidade e autoconfiança. Durante os ensaios e apresentações, os alunos também ampliaram a compreensão sobre diversidade cultural e musical.

De acordo com a equipe pedagógica, a iniciativa se mostrou transformadora para a aprendizagem. Os estudantes melhoraram a escuta, o trabalho em grupo e a coordenação rítmica, além de desenvolverem criatividade e disciplina. O caráter coletivo e não competitivo da proposta reforçou valores como respeito à diversidade e inclusão, fortalecendo vínculos entre as turmas.

O professor Felipe Paganini Marcon destacou a importância do projeto: “Foi emocionante ver a evolução dos alunos durante os ensaios e suas apresentações no dia do evento. O canto coletivo mostrou-se um caminho eficaz para fortalecer o vínculo entre eles e incentivar o respeito mútuo.”

Para a estudante Ana Clara Decothé, integrante do coral, a experiência foi marcante: “Participar do coral me ajudou a ganhar mais confiança para falar e cantar na frente das pessoas. Além disso, aprendi muito sobre diferentes tipos de música e gostei de trabalhar com meus colegas.”

Segundo os organizadores, o projeto “Ritmos e Cores” consolidou-se como uma experiência pedagógica inovadora, mostrando que a música pode ser um instrumento potente para o desenvolvimento integral dos estudantes e para o fortalecimento do protagonismo juvenil no ambiente escolar.

 

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