Rumo ao Enem: Sedu promove Aulão de Redação para alunos do Ensino Médio e EJA

As atividades tiveram início no dia 23 de agosto e continuam nos dias 30 de agosto, 1º, 6 e 13 de setembro, em dez polos da Rede Pública Estadual.
No último sábado (23), iniciou a sequência de encontros da 2º edição do Aulão Presencial de Redação para alunos da 3ª série do Ensino Médio e das 2ª e 3ª etapas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A iniciativa faz parte de um ciclo de encontros promovidos aos sábados pela Secretaria da Educação (Sedu), com o apoio das Superintendências Regionais de Educação (SRE).
Os Aulãos de Redação têm como objetivo preparar os estudantes da Rede Pública Estadual para o Enem. Durante três horas de atividade, os participantes receberão orientações sobre a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, estratégias de escrita e critérios de correção da prova. A proposta inclui ainda o desenvolvimento de um tema de redação sugerido pela plataforma de inteligência artificial Letrus, utilizada no curso preparatório.
A iniciativa busca garantir uma educação de qualidade e com equidade para os jovens do Espírito Santo. O Aulão de Redação representa uma ação estratégica voltada para o fortalecimento das habilidades de escrita dos estudantes, promovendo o conhecimento dos critérios de avaliação do Enem, incentivando a autonomia na produção textual. A atividade também funciona como um momento de suporte e motivação, focando no desenvolvimento da confiança e da clareza na escrita, fatores essenciais para um bom desempenho na prova e para ampliar as possibilidades de ingresso no Ensino Superior.
CRONOGRAMA:
Os aulões acontecerão em diferentes municípios, com inscrições disponibilizadas por meio de link a ser solicitado ao líder de turma. O formulário poderá ser acessado apenas com o e-mail institucional do estudante. As vagas são limitadas.
Serra
Local: EEEFM Aristóbulo Barbosa Leão
Data: 23/08/25
Horário: 9h às 12h
São Mateus
Local: EEEFM Pio XII
Data: 30/08/25
Horário: 9h às 12h
Vila Velha
Local: EEEFM Agenor de Souza Lé
Data: 30/08/25
Horário: 9h às 12h
Cachoeiro de Itapemirim
Local: CEEFMTI Liceu Muniz Freire
Data: 30/08/25
Horário: 9h às 12h
Colatina
Local: CEEFMTI Conde de Linhares
Data: 30/08/25
Horário: 9h às 12h
Linhares
Local: EEEFM Polivalente de Linhares I
Data: 30/08/25
Horário: 8h às 11h
Afonso Cláudio
Local: CEEFMTI Afonso Cláudio
Data: 01/09/25
Horário: 18h às 21h
Vitória
Local: EEEM Prof. Renato José da Costa Pacheco
Data: 06/09/25
Horário: 9h às 12h
Cariacica
Local: EEEFM Hunney Everest Piovesan
Data: 13/09/25
Horário: 9h às 12h
Nova Venécia
Local: EEEM Dom Daniel Comboni
Data: 13/09/25
Horário: 9h às 12h
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707