07/05/2021 16h49

Secretaria da Educação apresenta resultados da Avaliação Diagnóstica 2021 para as SREs

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Subgerência de Avaliação Educacional (SAE), da Gerência de Educação Infantil e Ensino Fundamental (GEIEF) e da Gerência de Ensino Médio (GEM), realizou uma reunião com a equipe das Superintendências Regionais de Educação (SRE) para apresentar os resultados das Avaliações Diagnósticas 2021 e as orientações pedagógicas para o realinhamento das ações.

As Avaliações Diagnósticas 2021 foram desenvolvidas pela Sedu, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) e o Google, no intuito de diagnosticar as aprendizagens e as habilidades desenvolvidas pelos estudantes em 2020, além de subsidiar os planejamentos e as propostas de intervenção pedagógica para 2021.

Foram aplicadas, no período de 1º de março a 09 de abril, avaliações de diferentes componentes curriculares para mais de 118 mil estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental da 3ª série do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino.

Neste momento, de posse dos resultados das avaliações, é muito importante que as equipes da Superintendência Regional de Educação (SRE) e das escolas deem continuidade ao processo, realizando as seguintes ações:

- Análise dos resultados das avaliações diagnósticas com seus pares;

- Realinhamento dos Planos de Ensino e elaboração das ações de intervenção pedagógica para inserção no Plano de Ação da escola;

- Apropriação dos documentos e materiais orientadores, que serão encaminhados pela Subgerência de Avaliação Educacional (SAE), pela Gerência de Educação Infantil e Ensino Fundamental (GEIEF) e pela Gerência de Ensino Médio (GEM).

Os resultados das avaliações diagnósticas estão disponíveis para a equipe das SREs e para os diretores escolares na Plataforma do CAED (https://avaliacaoemonitoramentoespiritosanto.caeddigital.net) e para todos os diretores, professores e pedagogos da Rede Estadual, na Plataforma Educação em Foco (http://educacaoemfoco.sedu.es.gov.br).

Em caso de dúvidas e/ou informações, entrar em contato pelo e-mail avaliacao@sedu.es.gov.br ou pelos telefones (27) 3636-7812 / 3636-7813.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon