17/05/2021 11h06 - Atualizado em 17/05/2021 14h11

Secretaria da Educação disponibiliza novas Orientações Curriculares

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental, disponibilizou as Orientações Curriculares das Etapas do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e do Ensino Médio, pertinentes ao segundo trimestre de 2021. O documento pode ser encontrado, na íntegra, no site do Currículo: https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/orientacoes-curriculares.

O documento divide o conjunto de habilidades e objetos de conhecimento dos componentes das áreas de conhecimento. Foram, ao todo, quatro tabelas para cada um dos Componentes de Área. Elas estão organizadas com as habilidades correlacionadas por áreas de conhecimento; com os objetos de conhecimentos correlacionados com outras áreas de conhecimento; com sugestões de objetos de aprendizagem ou videoaulas para desenvolvimento de trabalhos interdisciplinares e, por fim, com as habilidades correlacionadas aos componentes curriculares listados.

Buscando a facilitação do entendimento do documento, foram destacadas ainda as habilidades estruturantes (Ensino Fundamental) e os objetos de conhecimento estruturantes (Ensino Médio).

A partir da análise das informações do documento e da realidade da escola e dos estudantes, bem como o andamento dos objetos de conhecimento/e ou habilidades, trabalhados ao longo do 1º trimestre, a escola poderá escolher, junto com os professores, qual das propostas será mais viável, tendo em vista o processo de aprendizagem dos estudantes e a organização da instituição. Desse modo, pretende-se auxiliar os docentes no planejamento de ações que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem, para os trimestres seguintes.

Os professores devem ficar atentos aos seus planejamentos e aos cuidados em relação às habilidades e/ou conhecimentos que dependem de propostas coletivas ou que demandem compartilhamento de objetos.

Mais informações com a Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental, pelos telefones (27) 3636-7838/ 3636-7842, ou pelo e-mail currículo@sedu.es.gov.br.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata