12/03/2020 17h53 - Atualizado em 13/03/2020 15h43

Secretário da Educação participa do ‘1° Educação em Debate’

Na ocasião, foram divulgados dados apresentados pelo economista Ricardo Henriques, superintendente do Instituto Unibanco.

O secretário da Educação, Vitor De Angelo, participou do ‘1° Educação em Debate’, promovido pelo ES em Ação, nesta quinta-feira (12), em Vitória. Na ocasião, foram divulgados dados apresentados pelo economista Ricardo Henriques, superintendente do Instituto Unibanco.

Para o secretário Vitor, “Educação é um dos poucos assuntos, hoje, que todo mundo é a favor. O embate começa quando se discute ‘o que fazer para melhorar a Educação’”, disse. Tanto Vitor quanto Ricardo destacaram que que é preciso acelerar os avanços para garantir uma educação de qualidade para todos que permita o desenvolvimento econômico do Brasil.  “Se não mudarmos a trajetória desta velocidade, arrisco a dizer que em duas décadas teremos índices equiparados à África na área de Educação”, alertou Ricardo Henriques.

E os números apresentados refletem a preocupação. Em Matemática, por exemplo, dos quatro níveis aprendizagem do Ensino Médio brasileiro – abaixo do básico, básico, adequado e avançado – 70% dos estudantes estão no abaixo do básico, 27% no básico, 3% no adequado e apenas 1% no avançado. A desigualdade de aprendizagem é enorme, segundo o superintendente do Unibanco.

Jovens do Futuro

O Espírito Santo é primeiro lugar no Brasil no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o segundo lugar, se considerar somente a rede pública de ensino, com nota 4, 42. A meta definida pelo MEC é chegar a 6 no ano que vem. “Temos que avançar mais rápido para chegar mais longe sem a preocupação obsessiva de qual lugar que vamos ocupar no Ideb. Nosso desafio é o que fazer para dar este salto de qualidade na Educação”, disse.

Um dos gargalos de aprendizagem já identificados é o Ensino Fundamental II. Por este motivo, o programa Jovens do Futuro, desenvolvido pelo Instituto Unibanco com o Governo do Espírito Santo desde 2014, será estendido aos alunos de 8° e 9° ano de todas as escolas estaduais de Ensino Médio que tenham o Fundamental II.  O programa é uma metodologia de gestão de qualidade, que prevê planejamento, ação, metas e mensuração de resultados. O programa chega a mais de 90% dos estudantes de Ensino Médico da rede pública estadual.

 

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