27/11/2020 11h16 - Atualizado em 27/11/2020 14h38

Aberta Consulta Pública da versão preliminar dos Itinerários Formativos

A Secretaria da Educação (Sedu) abriu a Consulta Pública da versão preliminar dos itinerários formativos, que segue até o dia 10 de dezembro. Para participar, basta CLICAR AQUI! A Sedu, por meio da Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental, realizou, em 2019, a Consulta Pública da Formação Geral Básica (FGB) do Novo Ensino Médio – conjunto de competências e habilidades das áreas de conhecimento alinhadas ao que prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Consulta Pública deste ano já está aberta até o dia 10 de dezembro e é parte de maior flexibilidade do currículo, que permitirá aos estudantes da Educação Básica aprofundar os conhecimentos em uma ou mais áreas de seu interesse.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DA CONSULTA PÚBLICA!

A sociedade poderá realizar considerações e sugestões nas várias proposições apresentadas pela equipe de redatores, visando ao aperfeiçoamento desses Itinerários. O Novo Ensino Médio pretende assegurar o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores capazes de formar as novas gerações para lidar com desafios pessoais, profissionais, sociais, culturais e ambientais do presente e do futuro, considerando a intensidade e velocidade das transformações que marcam as sociedades na contemporaneidade.

Esse novo formato de Ensino Médio pretende atender às necessidades e expectativas dos estudantes, fortalecendo seus interesses, engajamento e protagonismo, visando a garantir sua permanência e aprendizagem na escola. Um dos maiores desafios provocados pelo aumento da oferta dessa etapa da Educação Básica foi garantir a permanência dos estudantes nas escolas. Na atualidade, o abando escolar é um dos principais problemas que as políticas educacionais precisam resolver.

Em virtude desse cenário, uma das possibilidades para garantir a permanência dos estudantes no Ensino Médio é o desenvolvimento de um currículo mais dinâmico e flexível, que contemple a interface entre os conhecimentos das diferentes áreas e a realidade dos estudantes, atendendo às necessidades e expectativas. Um currículo que reconheça as especificidades regionais e que respeite a diversidade das práticas pedagógicas já existentes nas escolas.

Itinerários Formativos

Os Itinerários Formativos do Estado do Espírito Santo foram construídos tendo em vista as condições de oferta da Rede Estadual e o perfil dos estudantes. Com o objetivo de potencializar o envolvimento e a participação ativa da comunidade escolar, foram realizadas, em 2019, diferentes ações, entre elas: a aplicação de questionários, a realização de rodas de conversas nas escolas e um encontro presencial, reunindo representantes de estudantes de todo o Estado.

As pesquisas diagnósticas serviram para traçar diretrizes para a oferta dos Itinerários Formativos em toda a Rede, além de subsidiar os redatores do Novo Currículo na produção dos Itinerários, que incluem a área de aprofundamento que o estudante poderá escolher e as unidades curriculares que serão comuns a todos.

A equipe de redatores do Novo Ensino Médio produziu nove aprofundamentos para a Rede Estadual. São eles:

Aprofundamentos por área de conhecimento:

- Linguagens e suas Tecnologias: “mídias digitais: linguagens em ação”;

- Matemática e suas Tecnológicas: “educação financeira e fiscal”;

- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: “modernização, transformação social e meio ambiente”;

- Ciências da Natureza e suas Tecnologias: “terra, vida e cosmo”.

Aprofundamentos entre áreas do conhecimento:

- Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: “narrativas socioliterárias: literatura, arte e ciências humanas escrevem o mundo”;

- Linguagens e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias: “o esporte, a ciência e as suas linguagens”;

- Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: “energias renováveis e eficiência energética”;

- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências da Natureza e suas Tecnologias: “humanidades e relações socioambientais”.

5º Itinerário de Educação Técnica e Profissional

O Estado do Espírito Santo avança ao propor um currículo dialogado, que centraliza o estudante em todo o processo escolar, preocupando-se com a formação integral dos indivíduos, de maneira a dar voz e vez às diversas particularidades e regionalidades que se manifestam em solo capixaba. A Sedu convida professores, equipe pedagógica, pais e comunidade em geral para fazerem parte desse momento na educação do Estado.

Informação à Imprensa:
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br / sccanal@sedu.es.gov.br