21/11/2019 16h56 - Atualizado em 22/11/2019 09h54

Sedu apoia simpósio brasileiro para a formação do professor de Matemática da Educação Básica

Pela primeira vez Vitória sedia, a partir desta sexta-feira (22) a domingo (24), o maior evento brasileiro voltado para a formação do professor de Matemática da Educação Básica. Os profissionais vão participar do IV Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática, que será realizado no Centro de Ciências Exatas (CCE), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Goiabeiras. As versões anteriores do evento foram realizadas em Brasília e Rio de Janeiro.

A iniciativa é organizada pela Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica (ANPMat), com parcerias da Ufes, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada (SBMAC), do Instituto de Matemática Pura e Aplicada do Rio de Janeiro (Impa/RJ), e do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT).

O objetivo do Simpósio é contribuir para a formação e para o contínuo aperfeiçoamento de professores de Matemática da Educação Básica, de estudantes da Graduação e Pós-Graduação ligados ao Ensino da disciplina, por meio do fomento à produção de trabalhos e pesquisas relacionados a aprendizagem da matéria no Ensino Fundamental e Médio; do estímulo à comunicação de trabalhos e pesquisas realizadas em cursos de Graduação e Pós-Graduação da área; da integração e da troca de experiências entre pesquisadores, professores e estudantes da área de Ensino de Matemática, em especial, entre os alunos egressos do curso do PROFMAT.

Além disso, o evento também fomentará a reflexão sobre a formação do profissional da área de Ensino de Matemática com foco em propostas e possibilidades de fortalecimento da qualidade do Ensino e, do incentivo à cooperação entre pesquisadores de instituições de Ensino Superior e professores da Educação Básica.

Serão realizados minicursos (oficinas), apresentações orais de trabalhos, palestras plenárias, grupos de trabalho, mesas redondas e apresentações culturais. Essas atividades serão coordenadas por professores que têm atuado em diferentes frentes na Educação Básica, sendo eles: Etereldes Gonçalves Junior (Ufes); Fidelis Zanetti de Castro (Ifes Campus Serra); Antônio Cardoso do Amaral (Prefeitura de Cocal dos Alves, Piauí); Cydara Cavedon Ripoll, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Fábio Simas, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Unirio); Hilário Alencar da Silva, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Humberto Bortolossi, da Universidade Federal Fluminense (UFF); Letícia Rangel, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Marcela Luciano Vilela de Souza, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); Marcelo Miranda Viana da Silva da (Impa/RJ); Mauro Rabelo, da Universidade de Brasília (UNB); Paolo Piccione, da Universidade de São Paulo (USP); Raquel Oliveira Bodart, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM); Vanderlei Minori Horita, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp); Victor Augusto Giraldo (UFRJ), entre outros.

Para mais informações sobre o evento acesse: https://anpmat.org.br/simposio-nacional-4

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043