Sedu conclui ciclo de formações e fortalece Regime de Colaboração no Espírito Santo
A Secretaria da Educação (Sedu) encerrou, em novembro, um ciclo importante para o fortalecimento do Regime de Colaboração no Espírito Santo. Ao longo de dezenove encontros presenciais, professores formadores, técnicos municipais e diversas lideranças educacionais se reuniram para construir um percurso de estudo voltado à melhoria da alfabetização e dos resultados educacionais nas redes públicas. A iniciativa, realizada em parceria com a Associação Bem Comum, reuniu olhares, experiências e reflexões que atravessaram todo o Estado.
Os encontros receberam especialistas que contribuíram para aprofundar debates essenciais à educação capixaba. Entre eles, o professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Gustavo Henrique Araújo Forde, a escritora Noélia Miranda de Araújo e a presidente da Academia Capixaba de Letras da Diversidade, Aline de Alcântara Valentini. Suas participações ampliaram a compreensão sobre práticas de alfabetização, equidade racial, gestão escolar e apropriação dos resultados das avaliações externas, temas que marcaram o percurso formativo e deram densidade às discussões realizadas.
O ciclo foi estruturado em dois eixos: a formação de gestores educacionais, composta por quatro encontros a serem replicados aos grupos de pedagogos e diretores das redes municipais, e a formação de professores, realizada em quinze encontros. Todos os encontros presenciais foram replicados pelos professores formadores municipais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes). Após vivenciarem o processo conduzido pela Sedu, cabe a esses profissionais, com o apoio das Superintendências Regionais de Educação (SREs), levar o conteúdo às suas redes de origem, ajustando a formação ao contexto local e ampliando seu alcance de forma capilar e efetiva.
Além das atividades presenciais, o ciclo integra estudos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no modelo autoinstrucional, com exercícios, trilhas teóricas e avaliações ao final de cada módulo. A etapa virtual segue até dezembro, reforçando o compromisso com uma formação continuada consistente e alinhada às necessidades das escolas municipais.
O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, ressaltou que os encontros reafirmaram o compromisso coletivo com a aprendizagem das crianças e com o fortalecimento das políticas de alfabetização no Espírito Santo. Ele destacou ainda que o ciclo formativo evidenciou a importância do trabalho colaborativo entre Estado e municípios e o papel estratégico dos profissionais que atuam na ponta.
“Cada relato compartilhado, cada desafio debatido e cada prática apresentada reforçam que alfabetizar todas as crianças na idade certa permanece como um dos maiores compromissos do Espírito Santo. O esforço conjunto das redes e o fortalecimento do Regime de Colaboração são fundamentais para garantir que nenhuma criança fique para trás”, afirmou o secretário.
Já o gerente de Colaboração com os Municípios, Saulo Andreon, lembrou que o avanço das redes depende diretamente da integração entre os profissionais e da qualidade das formações ofertadas. Ele reforçou que a continuidade desse trabalho é essencial para fortalecer práticas pedagógicas e ampliar o impacto nas escolas municipais.
“A formação continuada é o elo que fortalece nossas redes e amplia a capacidade das equipes de transformar a realidade das escolas. Quando unimos esforços, potencializamos resultados e asseguramos que a aprendizagem das crianças seja, de fato, prioridade em todas as etapas do trabalho educacional”, disse o gerente.
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