20/03/2023 15h00

Sedu e Instituto Unibanco promovem Encontro de Supervisores Escolares

A Secretaria da Educação (Sedu) e o Instituto Unibanco realizam, entre esta terça-feira (21) e a quinta-feira (23), o Encontro dos Supervisores Escolares do Circuito de Gestão (CdG) Capixaba, em Guarapari. O evento, que celebra os oito anos de implementação do Circuito de Gestão no Estado, é direcionado aos assessores pedagógicos lotados nas Superintendências Regionais de Educação (SRE) e aos supervisores que assessoram as escolas na gestão e regulação dos protocolos estabelecidos pelo Programa Jovem de Futuro.

Ao todo, estima-se que mais de 150 servidores participem dos três dias de formação, que é focada nas modificações dos protocolos do CdG Capixaba, na ampliação do conhecimento sobre o Plano de Ação como instrumento pedagógico e nas ações de Equidade Racial para melhoria dos resultados de aprendizagem.

Para o superintendente-executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, a realização do encontro é fundamental para o aprofundamento do conhecimento sobre os protocolos, além de celebrar a trajetória de sucesso do CdG no Estado. “O trabalho desenvolvido pela Sedu, em parceria com o Programa Jovem de Futuro, tem conquistado sólidos e importantes resultados para a educação capixaba. Encontros como esse permitem um contato mais próximo entre os profissionais da rede e, com isso, uma rica troca de experiências, além do alinhamento de procedimentos e correção de rotas, quando necessário.”

Jovem de Futuro no Espírito Santo

A implementação do Programa Jovem de Futuro é fruto de uma parceria entre a Sedu e o Instituto Unibanco, estabelecida 2015. Por meio do programa, são disponibilizados para as escolas, Superintendências Regionais de Educação (SREs) e órgão central da secretaria, formações, metodologias, sistemas e instrumentos que dão suporte ao trabalho de gestão em educação, por meio do Circuito de Gestão.

Nesta trajetória de oito anos, o estado do Espírito Santo desenvolveu e consolidou processos de formação dos diversos atores que compõem a educação pública, promoveu ações de mobilização e engajamento, de monitoramento da implementação do programa, de análise de dados e de indicadores e iniciativas de assessoria técnica.

Estas e outras atividades possibilitaram o fortalecimento da rede educacional e a maturidade institucional da Sedu na implementação do CdG. Como resultado, foram elaborados os Protocolos do CdG, direcionados aos supervisores escolares, que dialogam diretamente com a política educacional, nomeados de Protocolos Capixaba.

ENCONTRO DOS SUPERVISORES ESCOLARES DO CDG CAPIXABA

Data: 21 a 23/03 Local: Hotel Flamboyant – Guarapari.

Público estimado: 150 pessoas

Programação:

Dia 21/03

12h às 14h Almoço de boas-vindas – Grupo A

14h às 18h Formação sobre Protocolos Capixabas – Grupo A

Dia 22/03

09h às 13h Continuação da Formação sobre Protocolos Capixabas – Grupo A

13h às 14h Almoço Grupos A e B

14h às 18h Diálogos “Supervisão para o Avanço Contínuo” – Atividade em Plenário Grupos A e B e superintendentes regionais

18h Jantar comemorativo

Dia 23/03

08h30 às 12h Formação sobre Protocolos Capixabas – Grupo B