30/11/2020 13h25

Sedu e municípios relatam experiências sobre plataforma Busca Ativa Escolar

A Secretaria da Educação (Sedu), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas (Unicef) realizaram, na última quinta-feira (26), mais um Plantão Busca Ativa Escolar, com o tema Crises e Emergências. O público-alvo foi formado pelos os coordenadores operacionais da plataforma dos municípios e gestores municipais do Estado do Espírito Santo.

No plantão foi possível tirar dúvidas e compartilhar experiências dos municípios em relação à utilização da plataforma. Os participantes relataram suas experiências e desafios em relação ao resgate de estudantes em situação de vulnerabilidade e em risco de abandono/evasão escolar.

Atualmente a plataforma Busca Ativa Escolar tem 56 municípios do Espírito Santo com a etapa de configuração completa, e com a possibilidade de usar os recursos para buscar crianças e jovens que estão fora da escola. “Nesse momento de incertezas e distanciamento devido à pandemia do novo Coronavírus é importante pensar em estratégias para buscar, resgatar e manter as crianças e adolescentes na escola, mesmo que ela esteja em outros formatos”, disse a subgerente de Avaliação Educacional da Sedu, Endy de Albuquerque Silva.

Busca Ativa Escolar

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia para garantir que cada criança e adolescente esteja na escola e aprendendo. É composta por uma metodologia social e uma plataforma tecnológica que apoiam municípios e estados na identificação, na (re)matrícula e no encaminhamento de meninas e meninos aos demais serviços públicos. A Busca Ativa Escolar faz parte da iniciativa "Fora da Escola Não Pode!" para ajudar os municípios e os estados a combaterem a exclusão escolar.

Informação à Imprensa:
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br / sccanal@sedu.es.gov.br