09/06/2021 17h41

Sedu inicia Formação Raízes - Educação das Relações Étnico-Raciais nesta quinta-feira (10)

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Comissão Permanente de Estudos Afro-Brasileiros (Ceafro) e do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cefope), inicia, nesta quinta-feira (10), a formação “Raízes – Educação das Relações Étnico-Raciais”, em formato totalmente virtual, por meio da plataforma de formação. Foram mais de dois mil profissionais inscritos entre a Rede Estadual de Ensino e as redes municipais do Espírito Santo.

A formação Raízes – Educação das Relações Étnico-Raciais também contará com três webinários formativos abertos a todos os profissionais da Rede, sendo que o primeiro encontro será realizado no próximo dia 17 de junho, às 18 horas, no canal da Sedu Digital no Youtube.

A ação faz parte das estratégias do Programa de Enfrentamento ao Racismo nas escolas da Rede Pública Estadual, em execução desde o início dos trabalhos da Ceafro, instituída por meio da Portaria 114-R, de 2019. A formação “Raízes — Educação das Relações Étnico-Raciais” busca atender às Leis nº 10.639, de 2003, e 11.645, de 2008, responsáveis pela inclusão dos conteúdos sobre a História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena no currículo escolar do Ensino Fundamental e Médio. É uma formação continuada que tem como um de seus objetivos apoiar os educadores das Redes Estadual e municipais no que diz respeito às contribuições histórico-culturais dos negros e povos indígenas.

Para a gerente de Educação do Campo, Indígena e Quilombola da Sedu e responsável pela Ceafro/Sedu, Valquíria Santos, "a formação em Educação Racial é um marco para Rede e uma ação fundamental para consolidação das possibilidades de trabalhos pedagógicos para o enfrentamento ao racismo em sala de aula e visa atender às demandas apresentadas pelos profissionais da Rede. Uma formação construída com olhares de profissionais das várias áreas que compõem a comunidade escolar, sendo uma educação antirracista tarefa de todos nós”, disse.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata