05/06/2020 14h56

Sedu inicia gravações de videoaulas do Programa IdeAção com professores capixabas

Material será utilizado para aulas em canal aberto de TV, durante Atividades Pedagógicas Não Presenciais, por conta da pandemia.

Começaram, nesta semana, as gravações de videoaulas com professores da Rede Estadual de Ensino para compor as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), da Secretaria da Educação (Sedu). O conteúdo será disponibilizado para os alunos capixabas, por meio de canal aberto de TV, dentro do contexto adotado neste momento de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). As gravações estão sendo feitas nos estúdios da TV Educativa do Espírito Santo - TVE, emissora do Governo do Estado, e a previsão é de que comecem a ser exibidas ainda na primeira quinzena de junho.

A ideia é de que as videoaulas, a princípio, sejam intercaladas na programação com as aulas que a Rede Estadual adotou em parceria com o Estado do Amazonas. Gradativamente, o espaço será por completo tomado pelos conteúdos gravados por professores capixabas. Os professores que participam das gravações foram classificados pelo Edital nº 12/2020, do Programa IdeAção, também da Sedu.

A classificação destes profissionais se deu conforme a qualidade do conteúdo, aspectos técnicos e estéticos, efeitos sonoros, interação e princípios da gestão, do Programa IdeAção. Foram selecionadas 156 videoaulas como objetos digitais educacionais para compor o repositório.

O docente indicado para a gravação de videoaulas para o EscoLAR passa a compor um banco de profissionais e a formalização do convite para a gravação das videoaulas tem sido feita por meio de contato via e-mail da Secretaria, conforme demanda de conteúdos para atender às APNPs.

Programa IdeAção

Entre os principais objetivos do IdeAção estão incentivar a reflexão da própria ação docente; dar visibilidade ao trabalho docente qualificado, exitoso e inovador, como forma de reconhecimento e valorização profissional; buscar soluções equitativas de acesso universal e iniciativas que incentivem a qualificação da prática docente; contribuir com a qualificação da prática pedagógica no sentido de estimular novas ações, formando uma rede de professores multiplicadores e contribuindo para o efetivo banco de formadores; entre outros.

A chamada foi para videoaulas como iniciativas pedagógicas que demonstram o uso consciente e intencional das tecnologias digitais, como apoio ao ensino presencial, bem como das informações e dos conhecimentos sistematizados, que compõem os saberes escolarizados. Com a premissa de ser mais uma ação da rede para a rede, puderam participar profissionais do magistério público estadual, efetivos e em designação temporária (DT), ocupantes dos cargos de MAPP, MAPB ou MAPA, lotados nas Unidades de Ensino, na Unidade Central (UC) ou nas Superintendências Regionais de Educação (SREs).

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043