Sedu lança cadernos metodológicos sobre cidadania e democracia
A Secretaria da Educação (SEDU), por meio da Gerência de Currículo da Educação Básica (GECEB), e em parceria com o Instituto Auschwitz, anunciou nesta segunda-feira (02) a disponibilização dos Cadernos Metodológicos: “Educando em Direitos: Cidadania e Democracia desde a Escola”, como uma das iniciativas do Programa Educar para a Paz. O programa tem como objetivo beneficiar as comunidades escolares da rede pública estadual do Espírito Santo, implementando medidas de conscientização, prevenção e combate aos diversos tipos de violência nas escolas, promovendo a cultura de paz.
Os cadernos têm como premissa: fortalecer a inclusão dentro do ambiente escolar; promover a solução de conflitos pela via pacífica, por intermédio de diálogos não violentos; capacitar os/as estudantes a identificarem discursos de intolerância, assim como condutas que promovem a discriminação e a violência, formulando posicionamentos que desconstruam esses discursos e práticas; fomentar o pensamento autônomo e reflexivo a partir de ferramentas que ajudem os/as estudantes a reconhecer a complexidade do mundo desde uma perspectiva ampla; e, contribuir com um processo de aprendizagem escolar baseado na formação do/a estudante como cidadão/ã responsável e partícipe de uma comunidade.
A gerente do Currículo da Educação Básica na Sedu, Aleide Cristina, destaca que os cadernos também marcam um importante passo rumo à implementação dos temas integradores do Currículo do Espírito Santo, pois fazem referência a assuntos de grande relevância para a sociedade brasileira. “Esses temas atravessam as experiências dos sujeitos em seus contextos e determinam a forma como interagem com os outros e com o ambiente, possibilitando um posicionamento ético e crítico em relação ao mundo”, disse.
Os Cadernos Metodológicos abrangem:
- na primeira parte, organizada em torno de cinco eixos temáticos, propõe-se a realização de um conjunto de atividades para refletir sobre diversos temas relacionados a direitos humanos, democracia e cidadania, utilizando metodologias abertas e participativas;
- na segunda parte, correspondente ao eixo 6, busca-se estimular o aprendizado e protagonismo do/a estudante por meio do desenvolvimento de um projeto em grupo, permitindo que explorem e desenvolvam seus próprios interesses e inquietudes;
- um eixo prático final que envolve o desenvolvimento de um projeto em grupo com os/as estudantes: um projeto artístico (6° e 7° anos), um projeto de comunicação social (8° e 9° anos) e um projeto de cidadania ativa (Ensino Médio);
- os cadernos são acompanhados por um drive destinado ao professor/a, no qual é possível encontrar os recursos previstos para cada atividade (fichas, leituras, materiais de aprofundamento, vídeos etc.).
Os educadores podem conferir o conteúdo e utilizar as atividades em suas práticas pedagógicas, engajando os estudantes em um novo campo de aprendizado, acessando os links abaixo:
- Educando em Direitos: Cidadania e Democracia desde a Escola (6º e 7º Anos do Ensino Fundamental): https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/wp-content/uploads/2024/08/CADERNO-METODOLOGICO-CIDADANIA29_08.pdf
- Educando em Direitos: Cidadania e Democracia desde a Escola (8º e 9º Anos do Ensino Fundamental): https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/wp-content/uploads/2024/09/CADERNO-METODOLOGICO-CIDADANIA-8-e-9-ANOS02-09.pdf
- Educando em Direitos: Cidadania e Democracia desde a Escola (Ensino Médio): https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/wp-content/uploads/2024/09/CADERNO-METODOLOGICO-CIDADANIA-ENSINO-MEDIO.pdf
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