06/09/2024 11h05 - Atualizado em 06/09/2024 14h13

Sedu lança cadernos metodológicos sobre cidadania e democracia

A Secretaria da Educação (SEDU), por meio da Gerência de Currículo da Educação Básica (GECEB), e em parceria com o Instituto Auschwitz, anunciou nesta segunda-feira (02) a disponibilização dos Cadernos Metodológicos: “Educando em Direitos: Cidadania e Democracia desde a Escola”, como uma das iniciativas do Programa Educar para a Paz. O programa tem como objetivo beneficiar as comunidades escolares da rede pública estadual do Espírito Santo, implementando medidas de conscientização, prevenção e combate aos diversos tipos de violência nas escolas, promovendo a cultura de paz.

Os cadernos têm como premissa: fortalecer a inclusão dentro do ambiente escolar; promover a solução de conflitos pela via pacífica, por intermédio de diálogos não violentos; capacitar os/as estudantes a identificarem discursos de intolerância, assim como condutas que promovem a discriminação e a violência, formulando posicionamentos que desconstruam esses discursos e práticas; fomentar o pensamento autônomo e reflexivo a partir de ferramentas que ajudem os/as estudantes a reconhecer a complexidade do mundo desde uma perspectiva ampla; e, contribuir com um processo de aprendizagem escolar baseado na formação do/a estudante como cidadão/ã responsável e partícipe de uma comunidade.

A gerente do Currículo da Educação Básica na Sedu, Aleide Cristina, destaca que os cadernos também marcam um importante passo rumo à implementação dos temas integradores do Currículo do Espírito Santo, pois fazem referência a assuntos de grande relevância para a sociedade brasileira. “Esses temas atravessam as experiências dos sujeitos em seus contextos e determinam a forma como interagem com os outros e com o ambiente, possibilitando um posicionamento ético e crítico em relação ao mundo”, disse.

Os Cadernos Metodológicos abrangem:

  • na primeira parte, organizada em torno de cinco eixos temáticos, propõe-se a realização de um conjunto de atividades para refletir sobre diversos temas relacionados a direitos humanos, democracia e cidadania, utilizando metodologias abertas e participativas;

 

  • na segunda parte, correspondente ao eixo 6, busca-se estimular o aprendizado e protagonismo do/a estudante por meio do desenvolvimento de um projeto em grupo, permitindo que explorem e desenvolvam seus próprios interesses e inquietudes;

 

  • um eixo prático final que envolve o desenvolvimento de um projeto em grupo com os/as estudantes: um projeto artístico (6° e 7° anos), um projeto de comunicação social (8° e 9° anos) e um projeto de cidadania ativa (Ensino Médio);

 

  • os cadernos são acompanhados por um drive destinado ao professor/a, no qual é possível encontrar os recursos previstos para cada atividade (fichas, leituras, materiais de aprofundamento, vídeos etc.).

 

 

Os educadores podem conferir o conteúdo e utilizar as atividades em suas práticas pedagógicas, engajando os estudantes em um novo campo de aprendizado, acessando os links abaixo:

 

 

 

 

 

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