18/05/2022 10h46 - Atualizado em 18/05/2022 11h02

Sedu lança Formação Socioemocional 2022

Inscrições terão início na próxima quarta-feira (25).

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio do Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope), lança a Formação Socioemocional 2022. As inscrições poderão ser feitas no site do Sistema de Gestão de Formações (SGF), no período entre os dias 25 de maio e 08 de junho. Estão sendo ofertadas 4 mil vagas para profissionais da Educação, vinculados às Redes Municipais, e 2 mil vagas para a Rede Estadual.

O objetivo da formação é fomentar reflexões sobre autoconhecimento, auxiliando os profissionais nas tomadas de decisões e no modo de lidar com os desafios do cotidiano escolar. Os inscritos poderão realizar a formação no período entre os dias 23 de junho e 25 de agosto de 2022. A certificação será de 60 horas para o cumprimento integral das atividades do curso.

Sobre a formação:

Nome: Formação Socioemocional 2022

Período de inscrição: 25/05 a 08/06/2022;

Link de inscrição: http://sgf.sedu.es.gov.br/Views/Autenticacao/Autenticacao

Carga horária: 60 horas;

Período da formação: 23/06 a 25/08/2022;

Modalidade: 100% on-line e autoinstrucional;

Público-alvo: professores, pedagogos, coordenadores escolares, supervisores, técnicos pedagógicos e diretores das Redes Municipais e Estadual de Ensino;

Certificação: Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope). Para terem direito à certificação, os cursistas deverão visualizar e realizar todas atividades e conteúdos propostos, obtendo rendimento mínimo de 70% da nota prevista nas atividades avaliativas.

Estrutura da formação:

1º Tópico: O que são competências socioemocionais;

2º Tópico: Competências socioemocionais em tempos de crise;

3º Tópico: Mediação do desenvolvimento das macrocompetências dos estudantes;

4º Tópico: Princípios básicos da comunicação não violenta;

5º Tópico: Empatia e respeito no trato com a diversidade do ambiente escolar.

Técnica responsável: Ívina Langsdorff Santana
E-mail: ilsantana@sedu.es.gov.br