Sedu lança livro ‘Paebes 25 anos: A trajetória do Paebes na Construção de Políticas Educacionais no Espírito Santo’

A Secretaria da Educação (Sedu) lançou, na terça-feira (07), durante o evento Jornada Conexões Sedu, o livro “Paebes 25 anos: A trajetória do Paebes na Construção de Políticas Educacionais no Espírito Santo”, uma publicação que celebra os vinte e cinco anos de história do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) e sua contribuição para a consolidação de políticas públicas educacionais no Estado.
Desenvolvido pela equipe técnica da Sedu e por convidados especiais, o livro reúne reflexões e relatos sobre a avaliação, evidenciando a consolidação do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) como política pública de Estado. O material demonstra que o Paebes é mais do que um instrumento de mensuração e que, ao longo dos anos, tem se firmado como um dispositivo estratégico de diagnóstico, planejamento e aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e das políticas educacionais, contribuindo de forma decisiva para o fortalecimento da cultura avaliativa na rede pública de ensino.
Na apresentação do livro, o secretário de Educação, Vitor de Angelo, ressalta que o Paebes representa um marco na história da educação capixaba. “Aplicar instrumentos que avaliam, de forma sistemática e em larga escala, a aprendizagem dos estudantes não deve ser visto como um fim em si mesmo. É, acima de tudo, um ponto de partida para a reflexão e a ação”, afirma o secretário no texto.
“O livro é um marco para a educação capixaba. Ele traduz o percurso de um trabalho técnico consistente e colaborativo, que vem fortalecendo a qualidade da nossa rede de ensino e subsidiando a tomada de decisões pautadas em evidências”, ressalta Bianca Silva Santana, gerente de Avaliação da Sedu.
Disponível também em formato digital, a publicação pode ser acessada gratuitamente por educadores, gestores e demais interessados em conhecer a história e os resultados do programa que se tornou referência nacional em avaliação educacional.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707