19/01/2024 15h55

Sedu promove formação para equipes gestoras das novas escolas de Tempo Integral 2024

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência de Educação em Tempo Integral, promoveu a formação inicial para as equipes gestoras das novas escolas de Tempo Integral de 2024. O evento formativo, realizado em Vitória, teve início nessa quarta-feira (17) e terminou nesta sexta-feira (19), teve como objetivo capacitar diretores e equipes escolares para trabalhar e implementar o modelo pedagógico e de gestão da Educação Integral em Tempo Integral.

Durante a capacitação, foram abordados temas para a efetivação do modelo de ensino, como práticas educativas, componentes integradores e rotinas do Tempo Integral, além de parâmetros operacionais e protocolos de gestão específicos para o contexto dessas escolas.

Os participantes desenvolveram diversas atividades práticas que visaram proporcionar uma compreensão mais profunda e aplicada dos conceitos discutidos. Além disso, houve uma Roda de Conversa, na qual gestores que já atuam no Tempo Integral puderam compartilhar experiências e fortalecer a formação.

“Essa iniciativa reforça o compromisso da Sedu em promover a excelência na Educação Integral em Tempo Integral, preparando as equipes gestoras para enfrentar os desafios e proporcionar um ambiente educacional enriquecedor para os estudantes”, afirmou a gerente da Educação em Tempo Integral da Sedu, Mayara Lima Candido.

Ampliação 2024

O Governo do Estado implementou mais 28 escolas em Tempo Integral neste ano. Essas instituições vão adotar um modelo pedagógico com a concepção da educação integral, com carga horária de sete horas de permanência escolar no turno matutino. Com mais 28 escolas de Tempo Integral, a Sedu passa a contar com 184 escolas que ofertam essa modalidade de ensino na Rede Estadual.

O total de vagas ofertadas nesta Chamada Escolar foi de 8.165, distribuídas entre 3.655 vagas para o Ensino Fundamental – anos finais, 4.290 vagas para o Ensino Médio Regular e 240 vagas para o Ensino Médio Integral Integrado ao Curso Técnico.

As turmas de Ensino Médio Integral integrado ao técnico passam a funcionar dentro do Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei, também com carga horária de 7 horas no turno matutino, incluindo disciplinas da formação geral básica, componentes integrados e componente curriculares da formação técnica.

Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon