17/10/2023 17h05 - Atualizado em 17/10/2023 17h20

Sedu promove formação sobre ‘Educação Inclusiva’ para professores e pedagogos

A ação integra um dos eixos de trabalho do Pacto pela Aprendizagem do Espírito Santo (Paes).

A Secretaria da Educação (Sedu) realizou, nesta terça-feira (17), mais uma formação para professores e pedagogos dos anos iniciais do Ensino Fundamental das redes municipais e estaduais. A ação integra um dos eixos de trabalho do Pacto pela Aprendizagem do Espírito Santo (Paes) e foi planejada e executada pela Gerência do Regime de Colaboração, em Parceria com o Centro de Formação de Profissionais da Educação (Cefope).

A formação foi conduzida pela assessora de Educação Especial da Sedu, Giovanne Silva Berger Tonoli, que fez reflexões sobre a Educação Inclusiva, abordando a importância de um trabalho fortalecido e proativo voltado para atender alunos com deficiência.

“A inclusão é um desafio de melhoria da qualidade da Educação Básica. Para que os alunos, com ou sem deficiência, possam exercer o direito à educação em sua plenitude, é indispensável que a escola aprimore suas práticas, a fim de atender às diferenças”, afirmou Giovanne Silva Berger Tonoli.

A gerente do Cefope, Karoliny Mendes, encerrou a formação falando sobre a contribuição das formações para a educação capixaba. “Graças aos recursos tecnológicos, a transmissão alcançou mais de 1.500 professores e pedagogos, que poderão replicar o tema nas escolas, disseminando ainda mais esse importante conhecimento”, disse gerente.

O percurso formativo visa contribuir para a prática docente dos professores e pedagogos por meio de formação continuada com temáticas alinhadas às políticas públicas.

Paes

O Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) é uma iniciativa do Governo do Estado, com o objetivo de fortalecer a aprendizagem das crianças desde a Educação Infantil até as séries finais do Ensino Fundamental, desenvolvida a partir do estabelecimento de um regime de colaboração entre o Estado e as redes municipais de ensino.

Comunicação da Sedu
Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br  / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7705/ 3636-7706/ 3636-7707