17/03/2023 14h05

Sedu realiza 1º Encontro de Alinhamento entre equipes da Patrulha Escolar e da Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar

A Secretaria da Educação (Sedu) realizou, nessa quinta-feira (16), o 1º Encontro de Alinhamento entre os profissionais da Patrulha Escolar e da Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie). O encontro teve como objetivo discutir ações preventivas e orientativas a serem realizadas nas escolas, para prevenir a violência e combater o bullying.

Segundo a coordenadora da Apoie, Priscila do Nascimento, o encontro possibilitou aproximar as parcerias entre as ações da Patrulha Escola e da Apoie, nas escolas. “Essa parceria já existe, mas a ideia é trabalhar de forma cada vez mais alinhada”, disse Priscila do Nascimento.

No encontro, as equipes assistiram à live “Ataques violentos às escolas no Brasil: um fenômeno a ser enfrentado”, e posteriormente, discutiram estratégicas sobre o assunto. “A intenção da secretaria com esse encontro foi, além de alinhar ações, discutir a construção de um material que possa apoiar as escolas no combate à violência”, afirmou Priscila do Nascimento.

Apoie

A Apoie tem como objetivo desenvolver ações para contribuir no desenvolvimento intelectual, emocional e social dos estudantes da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo. Também busca fomentar nas escolas a construção de narrativas e estratégias que colaborem para o bem-estar no ambiente escolar, além de apoiar e orientar as escolas no acolhimento e encaminhamento, caso seja necessário, de demandas relacionadas aos aspectos psicossociais dos estudantes, proporcionando a articulação com os demais equipamentos de proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes. 

As ações da Apoie são desenvolvidas e executadas por equipes multiprofissionais, sendo uma/um assistente social e uma/um psicóloga (o), em cada uma das 11 Superintendências Regionais de Educação, além da equipe de Coordenação localizada na Unidade Central. 

Patrulha Escolar

A Patrulha Escolar é composta por policiais militares que atuam nas escolas, com ações educativas e preventivas. São realizadas visitas às unidades escolares, onde são ministradas palestras e bate-papo entre militares e alunos. A proximidade entre a Patrulha Escolar e os estudantes tem tornado as atividades de conscientização e prevenção à violência práticas constantes nas unidades de ensino da Rede Estadual.

Texto: Soraia Camata

Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação da SeduMirela Marcarini/ Soraia Camatamirelamarcarini@sedu.es.gov.br  / sccanal@sedu.es.gov.br (27) 3636-7888

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI