30/07/2024 17h07

Sedu realiza capacitação de profissionais para Avaliação da Fluência em Leitura 2024

A Secretaria da Educação (Sedu) realiza, nesta quinta-feira (1º), capacitação para os procedimentos de aplicação dos testes da Avaliação da Fluência em Leitura 2024, que será transmitida no Canal do YouTube, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), e permanecerá disponível para consulta. O objetivo da Avaliação da Fluência em Leitura é aferir o desempenho dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental no processo de aprendizagem do código alfabético da Língua Portuguesa. Os testes são realizados por meio de um aplicativo próprio, que grava a voz do estudante durante a leitura de palavras, palavras inventadas e texto narrativo.

A capacitação faz parte das etapas de preparação dos profissionais que atuam na coordenação e na aplicação dos testes. Participam coordenadores estaduais, regionais e municipais, diretores(as) e profissionais aplicadores das escolas das redes estadual e municipais do Espírito Santo. A avaliação contará com a participação dos 78 municípios, com estimativa de avaliar quase 1.400 escolas e mais de 46 mil estudantes. Os resultados permitirão identificar o nível de fluência em que cada estudante se encontra, para que sejam desenvolvidas ações que consolidem seu processo de alfabetização.

A realização dos testes será entre os dias 05 e 09 de agosto e o resultado será divulgado em setembro pelo CAEd/UFJF.

Serviço:
Avaliação da Fluência em Leitura 2023 - Procedimentos de aplicação