13/12/2022 11h41

Sedu realiza Cerimônia de Posse dos novos Diretores Escolares e lança Manual do Conselho de Escola

Foram empossados sete novos diretores escolares admitidos no cargo no segundo semestre de 2022.

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Assessoria de Gestão Escolar, realizou, a Cerimônia de Posse dos novos Diretores Escolares e o lançamento do Manual dos Conselhos de Escola. O evento on-line foi transmitido pelo canal da Sedu no YouTube e o público-alvo foi composto por os superintendentes, assessores administrativos, assessores pedagógicos, diretores escolares, conselheiros escolares e comunidade escolar.

Participaram da cerimônia o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo; o subsecretário de Estado de Planejamento e Avaliação, Marcelo Lema Del Rio Martins; o subsecretário de Estado de Suporte à Educação, Alexandre Aquino de Freitas, e o subsecretário de Estado de Administração e Finanças, Josivaldo Barreto de Andrade. Além dos convidados mencionados, estiveram presentes os sete novos diretores escolares admitidos no cargo no segundo semestre de 2022 e quatro conselheiros escolares que representaram os 359 conselhos de escola da Rede Estadual de Ensino.

O lançamento do Manual dos Conselhos de Escola integra um conjunto de atividades, cujo principal objetivo é o fortalecimento dos Conselhos de Escola da Rede Estadual, órgão colegiado fundamental que envolve representantes de todos os segmentos da comunidade escolar e local, se constituindo em um espaço coletivo para a gestão democrática educacional.

A assessora de Gestão Escolar, Mayara Lima Candido, ressaltou a importância desse evento para a educação pública capixaba. "O diretor escolar é quem lidera a atuação democrática efetiva e a participativa do Conselho de Escola e de toda a comunidade escolar, na promoção de um ambiente educativo e significativo. Por isso, estamos muito felizes pela chegada dos novos diretores em nossa rede”, destacou.

“Com relação ao Manual dos Conselhos de Escola, esperamos que a publicação desse material represente mais um passo consistente no sentido do fortalecimento dos Conselhos de Escola e da efetivação de espaços participativos e pautados no diálogo, potencializando as ações em prol de uma gestão democrática, social e humana”, disse Mayara Candido.

Mirela Marcarini/ Soraia Camata