09/01/2026 10h43

Sedu realiza formação inicial para gestores das Escolas do Futuro 2026

A Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com o Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope), realizou, nesta quarta-feira (07) a Formação Inicial para Gestores das Escolas do Futuro 2026, reunindo diretores e coordenadores pedagógicos das unidades que passam a integrar o Programa a partir deste ano.

A formação teve como objetivo apresentar o Programa Escola do Futuro, abordando seus objetivos, processo de expansão, perfil das escolas participantes, diferenciais da proposta e os quatro eixos norteadores que orientam a implementação nas unidades escolares. O encontro buscou alinhar informações e apoiar os gestores na compreensão das diretrizes pedagógicas e operacionais do Programa.

Durante a formação, foram utilizadas ferramentas tecnológicas e metodologias ativas como recursos pedagógicos. Entre as estratégias adotadas estiveram o Storytelling, utilizado na construção da narrativa formativa; o Jigsaw, aplicado ao estudo das atribuições dos diferentes atores escolares a partir das Diretrizes Operacionais e Pedagógicas; e os Estudos de Caso, que simularam situações do cotidiano escolar relacionadas à implementação do Programa. As atividades favoreceram a troca de experiências, o trabalho colaborativo e o compartilhamento de práticas entre os participantes.

“A formação dos gestores é fundamental para que o Programa seja compreendido em sua totalidade e implementado de forma consistente nas escolas. São eles que lideram os processos, articulam as equipes e garantem que as ações inovadoras se concretizem no cotidiano escolar, sempre com foco na aprendizagem dos estudantes”, afirmou a assessora especial do Programa Escola do Futuro, Rayane Natividade.

O Programa Escola do Futuro integra a política educacional do Governo do Estado do Espírito Santo voltada à inovação, à cultura digital e ao uso de metodologias pedagógicas alinhadas aos desafios contemporâneos da educação pública. Desde o lançamento do Programa, em 2023, 50 unidades escolares já foram certificadas.

Em 2026, a iniciativa será ampliada com a inclusão de mais 60 escolas da Rede Estadual, superando a meta inicial de atendimento de 25% das unidades e alcançando cerca de 29% da rede. Com essa expansão, o Programa passa a estar presente nas 11 Superintendências Regionais de Educação, abrangendo mais de 50 municípios, beneficiando aproximadamente 150 mil estudantes e alcançando mais de 75% do território capixaba.

”A Formação sobre a Escola do Futuro 2026, realizada no Cefope, foi um momento fundamental para aprofundar o entendimento das diretrizes e propostas do Programa. O encontro possibilitou o esclarecimento de dúvidas, o alinhamento de informações e a troca de experiências entre os participantes, contribuindo para maior segurança e clareza quanto aos encaminhamentos e à implementação das ações previstas para 2026”, disse a diretora da EEEFM Sebastiana Grilo, Jeanine Schumacher.

 

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:

 

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI