22/06/2022 12h05 - Atualizado em 22/06/2022 12h06

Sedu realiza mais um webinário sobre Ciclo de Gestão do Paes

Objetivo é a melhoria dos indicadores e o alcance das metas da educação capixaba.

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Coordenação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Copaes), realizou, nessa segunda-feira (20), mais um webinário de apresentação do Ciclo de Gestão do Paes, visando à melhoria dos indicadores e alcance das metas da educação capixaba.

Assista em: https://www.youtube.com/watch?v=rZjA0y7x268.

A proposta do Ciclo de Gestão é transferir a metodologia aos municípios capixabas, devido ao sucesso na Rede Estadual. Compreende também uma metodologia voltada para a gestão escolar, que oportuniza às escolas definirem ações estratégicas para a melhoria do desempenho e a qualidade do ensino.

O ponto de partida do Ciclo é a definição de metas, que são definidas com base nas avaliações internas do Estado, como o Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) Alfa, aplicado anualmente, aos alunos da 2ª série do Ensino Fundamental.

O Ciclo de Gestão do Paes permite que o município conheça melhor as fragilidades e priorize as intervenções, de acordo com os desafios a serem enfrentados, além da articulação entre as instâncias de forma coordenada, fortalecendo o regime de colaboração entre Estado e municípios.

“Com o apoio técnico do Estado, os municípios têm condições de identificar as causas dos desafios e propor soluções mais realistas para o território, propiciando melhoria da aprendizagem dos estudantes, convergindo em ações estratégicas, relacionadas à responsabilidade de cada instância no enfrentamento dos problemas da escola”, ressaltou o coordenador do Paes, Saulo Andreon.

Saiba sobre o Paes: https://sedu.es.gov.br/paes

Informações à Imprensa: