05/09/2024 10h10

Sedu realiza reforço de treinamento no Novo Seges para toda a Rede

O treinamento teve como objetivos retomar os procedimentos mais críticos, esclarecer as dúvidas sobre o novo sistema e alinhar as informações a nível de rede

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência de Estatística e Informação, realizou, nas duas últimas semanas, um reforço de treinamento no Novo Sistema Estadual de Gestão Escolar (Seges). A ação alcançou 11.160 servidores, secretários escolares, professores, pedagogos, coordenadores pedagógicos e profissionais lotados nas Superintendências Regionais de Educação (SRE), além de profissionais da SEDU central.

O treinamento teve como objetivos retomar os procedimentos mais críticos, esclarecer as dúvidas sobre o novo sistema e alinhar as informações em nível de rede. As pautas foram específicas para cada usuário e retomou alguns dos procedimentos rotineiros de cada um. O reforço de treinamento aconteceu por meio de 7 encontros on-line.

Neste ano a Sedu está implementando o novo Seges, que apresenta diversas melhorias em relação ao anterior. O sistema de gestão é a porta de entrada dos dados educacionais e é por meio dele que são registradas todas as informações da vida escolar dos estudantes. O Seges faz parte da rotina de todos e, ao mesmo tempo, subsidia a tomada de decisão tanto no espaço escolar, quanto nas políticas públicas educacionais estaduais.

“A implantação do sistema é extremamente desafiadora, mas estamos customizando para entregar a melhor ferramenta possível para a Rede. As contribuições dos profissionais das escolas foram muito positivas, inclusive, muitas delas estavam também no nosso radar”, afirmou a gerente de Estatística e Informação, Débora Resende Maranhão.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br