11/07/2023 17h07

Sedu realiza reunião de monitoramento e avaliação de resultados

A ação é uma etapa do Circuito de Gestão (CdG).

A Secretaria da Educação (Sedu) realizou, na última sexta-feira (07), a reunião Sistemática de Monitoramento e Avaliação de Resultados (SMAR N3), que é uma etapa do Circuito de Gestão (CdG), e contou com a participação dos superintendentes Regionais de Educação, subsecretários de Educação, gerentes, subgerentes e técnicos pedagógicos. 

A SMAR tem como objetivo avaliar como, e se, as ações planejadas e executadas geraram os efeitos e resultados que eram desejados em nível escolar, de superintendência e de Sedu Central, em direção ao alcance dos objetivos estratégicos contidos nas Diretrizes Pedagógicas 2023 

A subsecretária de Educação Básica e Profissional da Sedu, Andréa Guzzo Pereira, destacou: “A SMAR é uma oportunidade efetiva de reflexão individual e coletiva para ampliar a potência das escolas e regionais, visando agir na mesma direção, ou seja, o direito de aprender de cada estudante.”  

No decorrer do evento, a gerente de Ensino Médio da Sedu, Endy de Albuquerque Silva, apresentou as análises dos dados de toda Rede e seus indicadores de resultados no que se refere as aulas dadas, frequência e notas dos estudantes. Também foi apresentada uma série histórica, evidenciando que o trabalho de assessoramento e monitoramento que vem sendo realizado pelas subsecretarias e gerências da Secretaria tem apresentado resultados satisfatórios no primeiro trimestre do ano de 2023.

Já a subsecretaria de Estado de Articulação Educacional, Darcila Aparecida da Silva Castro, apresentou o Plano Tático com os indicadores percentuais relacionados aos Objetivos Estratégicos Finalísticos, os Objetivos Estratégicos Gerenciais e Objetivos Estratégicos de Suporte.

A reunião contou com a presença do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Marcos Lima, ministrou uma palestra sobre Avaliação, Monitoramento e Gestão, destacando a importância de disseminar e fortalecer as ações de avaliação, de monitoramento e de gestão, na condução, cooperação e compartilhamento das ações da Sedu entre o Estado e as SREs.

Em suas reflexões o professor reforçou a importância da avaliação no sentido de desenvolver, aprimorar e transformar. “Não é possível o processo da melhoria da oferta de políticas públicas educacionais sem a prática da avaliação. Neste sentido, o trabalho das equipes gestoras é essencial pois é com as decisões da gestão que será possível alcançar a melhor relação entre os recursos, ação e resultados estabelecidos como meta”, disse Marcos Lima. 

Também foi realizada uma atividade em grupo para discussão sobre os progressos e aprendizagens, evidenciados ao longo do trimestre, os principais desafios que foram evidenciados, os próximos passos que se fazem necessário na superação dos desafios e como a Unidade Central pode agir para possibilitar e otimizar o trabalho nas escolas com foco em ações que possam incidir diretamente e positivamente na permanência e aprendizagem dos estudantes. 

Circuito de Gestão

O Circuito de Gestão (CdG) é um método de gestão escolar que orienta, organiza e sistematiza os principais processos e procedimentos da gestão pedagógica. Apresenta procedimentos de planejamento para a elaboração de um Plano de Ação, orienta a execução desse plano, o seu monitoramento e avaliação, e direciona a Correção de Rotas, quando necessário.  

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