12/09/2023 17h38

Sedu realiza segundo webinário da Formação de Fortalecimento da Prática Docente

Participaram 1.800 professores e pedagogos das redes municipais e estadual de todo Espírito Santo.

A Secretaria da Educação (Sedu) promoveu, nesta terça-feira (12), o segundo webinário da Formação de Fortalecimento da Prática Docente dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A capacitação foi transmitida para mais de 1.800 professores e pedagogos das redes municipais e estadual de todo o Espírito Santo. Cada município organizou polos para transmissão da formação onde os profissionais se se reuniram para o momento formativo.

Esse foi o segundo de um total de quatro webinários. Nesta edição, o tema foi “Comunidades de aprendizagem: o grupo interativo como estratégia de fortalecimento da aprendizagem”, e o webinário foi conduzido pela gestora do Instituto Baobá, Joana Gonçalves Grembeck.

Durante a apresentação, ela abordou a relevância do diálogo igualitário. “Todos devem ter a mesma oportunidade de falar e de ser escutados, não importa a função a ser exercida, a classe social e a idade”, disse Joana Gonçalves Grembeck.

A gestora também orientou os professores e pedagogos sobre a realização de grupos interativos como estratégia de aprendizagem, a fim de promover interações transformadoras que possibilitem mudanças nas próprias pessoas e nos contextos em que vivem.

O percurso formativo visa a contribuir para a prática docente dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, por meio da formação continuada e com temáticas alinhadas às políticas públicas, provocando reflexões sobre o cenário educacional e buscando estratégias para potencializar o ensino, além de contribuir para a equidade na aprendizagem dos estudantes e promover a excelência na educação capixaba.

Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br  / gardicon@sedu.es.gov.br