13/12/2019 15h54

Sedu realiza seminário de encerramento da ‘Formação Nas Trilhas do Paes’

Profissionais da Rede Estadual e Rede Municipal reuniram-se em Vitória para o evento.

Cerca de oito mil profissionais concluíram a “Formação Nas Trilhas do Paes: uma jornada de ensino e de aprendizagem” nesta sexta-feira (13). A ação formativa foi realizada no auditório da Prefeitura Municipal de Vitória e teve como objetivo ampliar para toda a Rede Pública de Ensino práticas na Educação Infantil como a alfabetização, leitura e escrita.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, e a subsecretária de Educação Básica e Profissional, Andrea Guzzo, participaram da abertura do evento. “O Paes é um programa que dá certo, que gera resultados na educação. Me enche de orgulho o trabalho que cada um de vocês realizou, durante todo ano, em tantas ações que foram realizadas por essa formação. Que todo esforço se traduza em grandes aprendizagens dos nossos alunos no ano que vem. Agradeço o empenho e dedicação de todos vocês nessa parceria entre Estado e municípios, em prol de uma educação de qualidade”, disse o secretário.

O público-alvo da formação foi composto por professores, pedagogos, diretores, supervisores escolares e técnicos da Rede Municipal e Estadual. A coordenadora do Paes no município de Montanha, Flávia Negrão, agradeceu a oportunidade de participar da ação, na qual atuou como formadora dos demais participantes.

“Agradeço a Deus pela oportunidade de participar de algo tão grandioso na história da educação no Estado do Espírito Santo. O Pacto promoveu, em regime de colaboração, ações que fortaleceram o processo de aprendizagem dos alunos, com a disponibilização de avaliações de monitoramento de alfabetização dos alunos do 1º ao 3º ano”.

Flávia Negrão explicou ainda como as ações foram realizadas: “o Paes enviou para as escolas materiais estruturados, alinhados aos planos de ensino; enviou variados livros de literatura; destinou recursos para construção de creches e possibilitou importantes reuniões e planejamentos mensais. E para fechar com chave de ouro nos proporcionou, neste ano, a Formação Nas Trilhas do Paes, que motivou tanto a nós, como formadores, quanto aos professores e alunos, com a prática da leitura e escrita de uma forma muito dinâmica e significativa”, relatou.

Nas Trilhas do Paes

A Formação foi organizada em três ciclos, com ações presenciais e à distância, com as temáticas “Leitura em voz alta pelo professor” e “Trabalho com gêneros textuais e sequências didáticas e escrita por meio do professor”.

Essa é a primeira ação formativa do Paes e foi realizada entre os meses de abril e dezembro de 2019. A carga horária foi de 210 horas para os formadores, 182 horas para pedagogos e 150 horas para os professores.

Paes

O Paes é uma iniciativa do Governo do Estado com o objetivo de fortalecer a aprendizagem das crianças desde a Educação Infantil até as séries finais do Ensino Fundamental, desenvolvida a partir do estabelecimento de um regime de colaboração entre o Estado e as redes municipais de Ensino.

Texto: Soraia Camata

Informação às escolas:
Sugestões de notícias devem ser enviadas para o e-mail pauta@sedu.es.gov.br

Informações à imprensa:
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon