Sedu recebe os novos profissionais da Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar com formação on-line
A Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie) passa atuar, nesta semana, também nas Superintendências Regionais de Educação (SREs), composta por profissionais de serviço social e psicologia. E para dar início as atividades, a equipe da Apoie Central realizou, na manhã desta terça-feira (13), uma formação com esses novos profissionais que passam a integrar a Ação.
Participaram da ação formativa o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo; a subsecretária de Estado de Planejamento e Avaliação, Isaura Nobre; e a coordenadora da Apoie na Sedu Central, Priscila Maria do Nascimento.
O secretário Vitor de Angelo deu as boas-vindas aos novos profissionais e falou sobre a importância da Ação. “Estamos muito felizes em dar mais um passo com esse projeto que é tão sensível e importante. Em 2019, quando assumimos a Secretaria, já estava claro que para uma educação integral, era necessário algo que olhasse o estudante para além da questão curricular, pedagógica. É preciso olhar o aluno como alguém que passa por uma série de experiências fora da escola, que compõe esse sujeito, e que tem uma grande influência no processo educativo”, disse.
A Apoie já estava em atuação, mas com profissionais na Secretaria da Educação (Sedu) Central, conforme estabeleceu a Portaria nº108-R, publicada em 11 de novembro de 2019. Agora, cada SRE conta com dois profissionais selecionados e contratados por meio do Edital nº 24/2020.
A subsecretária Isaura Nobre também deu as boas-vindas aos profissionais. “Hoje estamos consolidando vocês como equipes das SREs para atuar juntamente com as escolas, a pensar no aluno no seu todo, nas questões psicossociais, num momento em que a saúde mental se tornou uma questão extremamente necessária”, afirmou.
Entre as atribuições gerais da Apoie estão: contribuir para o desenvolvimento intelectual, emocional e social dos estudantes que estão na Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo; fomentar junto às escolas a construção de narrativas e estratégias que colaborem para o bem-estar no ambiente escolar e para o melhor rendimento dos estudantes; apoiar e orientar as escolas no acolhimento e encaminhamento (caso seja necessário) de demandas relacionadas aos aspectos psicossociais dos estudantes, bem como impulsionar a articulação com os equipamentos de proteção à criança e ao adolescente.
A formação foi conduzida pela coordenadora Priscila Maria do Nascimento, que apresentou o organograma da Sedu, bem como as diretrizes da Ação.
Apoie
A Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie), tem como objetivo promover ações no âmbito das demandas psicossociais presentes no cotidiano escolar, visando a contribuir para o desenvolvimento intelectual, emocional e social dos estudantes, bem como fomentar, junto à escola, a construção de narrativas e soluções que colaborem positivamente com o bem-estar, o rendimento escolar e sua integração à sociedade.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon