09/06/2020 15h27 - Atualizado em 09/06/2020 15h38

Sedu reúne diretores da Região Metropolitana nesta terça-feira (09)

Ciclo de encontros com diretores faz parte do plano da Sedu para manter diálogo com profissionais da Rede.

Nesta terça-feira (09), a Secretaria da Educação (Sedu) deu continuidade ao ciclo de reuniões por videoconferência, com diretores, supervisores escolares e superintendentes da Região Metropolitana. Conduzida pela Assessoria de Gestão Escolar, o encontro contou com a participação dos subsecretários Josivaldo Andrade, Aurélio Meneguelli, Andréa Guzzo e Isaura Nobre, que fizeram um balanço do que cada área tem desenvolvido neste período de pandemia.

O assessor de Gestão Escolar Saulo Andreon iniciou agradecendo o esforço da Rede para dar continuidade à aprendizagem dos alunos, mesmo com as escolas fechadas. “O Estado foi um dos primeiros a montar uma estrutura de aprendizagem remota, com o programa EscoLAR. É uma ideia inovadora e estamos fazendo o máximo para que dê certo. Se tivermos 100% de engajamento (escolas, superintendência e Sedu) é possível alcançar sucesso”, disse Andreon.

O subsecretário de Administração e Finanças, Josivaldo Andrade, reforçou a necessidade do engajamento e compromisso de todos com os novos desafios. “O momento nos obriga agir de forma diferente e, ao mesmo tempo, sem deixar de dar respostas. Sabemos que para vocês, que estão no contato direto com alunos e famílias, é um mega desafio e quero deixar registrado que vocês têm mostrado competência e compromisso”, disse.

A agenda foi uma reunião dialogada com os profissionais que, antecipadamente, enviaram as principais pautas, norteando a condução da reunião.

As subsecretárias Andréa Guzzo e Isaura Nobre discutiram temas pedagógicos, como as propostas do novo calendário escolar, currículo, avaliação diagnóstica dos alunos no período de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP), além das medidas sanitárias que serão adotadas para o retorno das atividades presenciais, quando liberado pelas autoridades da saúde. Já o subsecretário de Suporte à Educação, Aurélio Meneguelli, falou sobre pautas relacionadas a assuntos, como serviços terceirizados nas escolas e investimentos em obras.

Finalizando a reunião, a psicóloga Priscila do Nascimento, que faz parte da equipe da Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie), reforçou o apoio aos profissionais. “É importante frisar que a Sedu está sensível às dificuldades que todos vocês, que estão na ponta, de perto dos alunos e suas famílias estão passando. Podem contar com o Apoie, com orientações e uma atenção especial para evitar, por exemplo, o abandono escolar e as questões emocionais desse momento”, disse.

Participaram do encontro cerca de 230 profissionais da Região Metropolitana. Nessa segunda-feira (08), a reunião foi com os profissionais da região norte do Estado e, nesta quarta-feira (10), para finalizar o ciclo, estarão reunidos os profissionais da região sul.

Informações à imprensa:
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata