02/10/2019 14h01 - Atualizado em 03/10/2019 08h31

Semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa são selecionados

A Comissão Julgadora Estadual da 6ª edição da “Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) - Escrevendo o Futuro” esteve reunida, nessa terça-feira (01), para selecionar as redações da etapa “Regional”. Entre as doze escolas do Espírito Santo selecionadas, seis são da Rede Estadual, cinco da Rede Municipal e uma Federal. Para conferir os textos, autores e escolas clique AQUI.

Foram selecionadas as escolas estaduais Irineu Morello, de Governador Lindenberg; Marlene Brandão, de Brejetuba; Mariano Firme de Souza, de Cariacica; Gisela Salloker Fayet, de Domingos Martins; Foravante Caliman, de Venda Nova do Imigrante e Luiz Jouffroy, de Laranja da Terra.

Um dos textos selecionados foi a Crônica “Lágrimas de Esperança”, de autoria da estudante Kesia Cardoso Gonçalves dos Santos, aluna do 9º ano, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Mariano Firme de Souza, em Cariacica.

A estudante, que sempre gostou de escrever crônicas, retratou os problemas sociais de sua comunidade, conforme o tema da Olimpíada deste ano: O Lugar Onde Vivo. “De uma forma sensível e literária escrevi sobre os problemas sociais do bairro onde eu moro e estudo. Vejo na educação o caminho da esperança”, disse.

A professora de Língua Portuguesa Ana Claudia Araújo de Lima, foi quem desenvolveu as oficinas e sequências didáticas da turma de Kesia. Ela disse que aluna foi muito feliz no texto, que apesar de sensível, retratou muito bem o tema sugerido. “Kesia descreveu, com seu olhar, as mazelas do lugar onde ela vive. A crônica é exatamente isso, mostrar a realidade através de um olhar diferenciado para o cotidiano, algo que merece ser registrado. Ela fala também, como a escola, a educação, está construindo sua identidade”, contou a professora Ana Claudia.

A OLP conta com as etapas: escolar, municipal, estadual, regional (semifinal) e nacional (final). A etapa nacional selecionará 32 alunos vencedores e seus professores, no dia 28 de novembro, já o evento de premiação e revelação será no dia 09 de dezembro.

A Olimpíada

Com o objetivo de contribuir para a melhoria do Ensino e aprendizagem da leitura e escrita nas escolas públicas de todo País, por meio de ações de mobilização para a formação de professores de Língua Portuguesa, o Itaú Social criou em 2002, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, o Programa Escrevendo o Futuro (Cenpec), voltado para ações de formação presencial e à distância. O programa disponibiliza materiais com orientações pedagógicas e promoção da reflexão sobre práticas educativas.

Em 2008, o programa foi ampliado a partir de uma parceria com o Ministério da Educação para a criação da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, um concurso de produção de textos entre alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio.

Nesta edição, a Olimpíada reforça a valorização da interação de crianças e jovens com seu território, e retoma o tema “O lugar onde vivo”. Assim, para participar do concurso, o estudante deve resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania.

Texto: Soraia Camata

Informações à imprensa: