30/06/2023 12h43

Seminário do Ciclo de Gestão do PAES reúne equipes das redes estadual e municipais

O encontro foi realizado de forma híbrida nas Superintendências Regionais de Educação (SRE), com participação de representantes da Sedu e outras instituições de forma virtual.

Com o objetivo de fortalecer a aprendizagem nas redes estadual e municipais de ensino, a Secretaria da Educação (Sedu) realizou, nessa quinta-feira (29), o Seminário do Ciclo de Gestão do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES), direcionado aos secretários de educação municipais do Estado.

O encontro foi realizado de forma híbrida nas Superintendências Regionais de Educação (SRE), com participação de representantes da Sedu e outras instituições de forma virtual, como a subsecretária de Articulação Educacional da Sedu, Darcila Castro; o gerente do regime de colaboração da Sedu, Saulo Andreon, bem como o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Espírito Santo (Undime), Vilmar Lugão.

A recepção presencial do encontro ficou a cargo dos Superintendentes Regionais de Educação, assessores e técnicos em suas regionais, que acolheram e participaram do momento formativo. O evento, que reafirmou as metas do PAES pactuadas em todo o território estadual, reforçou ainda a missão do pacto, que é promover o fortalecimento da educação dos estudantes capixabas em suas redes, estadual e municipais, para garantir a alfabetização no tempo certo e a proficiência em matemática com maior equidade.

Na ocasião, destacou-se a importância da adesão dos secretários municipais e sua atuação enquanto líderes da educação em seus municípios por meio do painel “Proatividade e Liderança: a importância da atuação dos secretários de educação para o engajamento dos diretores”, conduzido pela Undime. E com foco no compartilhamento de práticas, os municípios participaram com apresentação de vídeos, para mostrar suas práticas exitosas quanto à alfabetização dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.

Íris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br/gardicon@sedu.es.gov.br