08/11/2019 16h19 - Atualizado em 08/11/2019 16h28

Servidores participam de formação voltada ao transporte escolar

O foco da ação formativa é o software QGIS, que permite a visualização espacial das rotas do transporte escolar.

Visando à melhoria contínua dos serviços de transporte escolar, a Secretaria da Educação (Sedu) está realizando a “Formação QGIS Aplicado ao Transporte Escolar Rural”, destinada aos servidores das Superintendências Regionais de Educação (SRE) e também aos profissionais municipais.

A ação formativa é voltada ao QGIS, um software que permite a visualização espacial das rotas de transporte escolar, (alunos, escolas, rodovias, estradas vicinais, arruamentos, limite de bairro, limite de comunidade, limites de distrito, limite de município, imagens de satélite, dentre outros). Com base nesses dados é possível a visualização, edição, criação e exclusão de rotas e trechos para atendimento dos alunos, sem a necessidade de medições em campo.

Segundo o gerente de Apoio Escolar da Sedu, Alexandre Aquino de Freitas, “o software QGIS é parte fundamental do novo Transporte Escolar Rural do Estado, gerando transparência, melhoria na gestão e controle, redução de custos e do tempo no atendimento das demandas de adequações de rotas, por consequência, melhorando o serviço prestado aos estudantes das redes municipais e estadual”, disse.

A primeira formação foi realizada com servidores da Grande Vitória, na terça (05), quarta (06) e quinta-feira (07). No total, serão capacitados cerca de cem servidores, entre municipais e estadual.

Mais informações (27) 3636-7693.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043