28/11/2019 16h17 - Atualizado em 29/11/2019 15h11

Sessão Festivalzinho: filmes produzidos por alunos da Serra serão exibidos na segunda-feira (02)

Os convidados participarão de uma sessão de dez minutos, com direito a pipoca e suco durante a exibição dos curtas metragens.

Alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Jones José do Nascimento, em Central Carapina, na Serra, terão um dia de aula muito especial na próxima segunda-feira (02). Os vídeos produzidos durante as oficinas do Projeto Vídeo nas Comunidades, realizado com 15 estudantes do 6º ano, estão finalizados e serão exibidos em diversas sessões especiais, a partir das 14h.

Os convidados participarão de uma sessão de dez minutos, com direito a pipoca e suco durante a exibição dos curtas metragens “A Menina e a Caveira”, “O Mistério do Jones”, “O Menino Amaldiçoado”, “Superação” e “Amor à Primeira Vista”.

O aluno Keveny Luiz Artelino, de 12 anos de idade, participou do projeto e descreveu a experiência como ótima e divertida. “Pretendo fazer mais filmes quando eu crescer”, disse empolgado com a realização das oficinas.

Ao longo de 15 dias, sob a orientação do instrutor Bernard Lessa, os estudantes puderam vivenciar os processos de criação de um filme em formato digital, com interpretação, direção, roteiro e trilha sonora própria.

“Educação e cinema se unem para somar em cidadania e ampliação dos horizontes a alunos e família, aprimorando e, muitas vezes, apresentando um pouco mais de conhecimento e cultura para fortalecer laços. É um projeto completo, que com certeza agrega muito à comunidade”, comentou a diretora do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), Lucia Caus.

A diretora da escola, Juliana Rohsner, destacou que “ao participar das oficinas, os alunos se apropriaram de uma outra forma de linguagem audiovisual, o que permite enxergar a realidade de forma mais significativa e dinâmica”.

A professora de História, Pasquina do Nascimento Estrella, destacou que "foi emocionante acompanhar o trabalho incrível realizado com nossos alunos durante essas duas semanas. Cada dia um novo aprendizado e olhos brilhando com as novas descobertas. E ser professor é isso, é fazer a diferença na vida dos nossos alunos e colaborar para se tornarem pessoas melhores a cada dia", destacou.

Entenda o projeto

O projeto “Vídeo nas Comunidades” é realizado com recursos do Funcultura/ Secult, através do Edital 029/2018 pelo Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA). A iniciativa busca estimular o interesse pelo cinema por meio de oficinas de cinema e vídeo, utilizando o audiovisual como instrumento de aprendizagem. Participam crianças e adolescentes de comunidades consideradas de risco social. As aulas com as produções dos curtas aconteceram entre os dias 4 e 14 de novembro.

Durante as oficinas, os alunos são apresentados a todo o processo de produção de um filme, como roteiro, fotografia, som, edição, equipamentos e filmagem. Nesta edição, as aulas foram coordenadas pelo fotógrafo e cineasta Bernard Lessa para alunos do 6º ano da Escola Estadual Professor Jones José do Nascimento, em Central Carapina.

O objetivo final da oficina foi realizar filmes em formato digital, inteiramente criado, produzido, interpretado e dirigido pelos alunos, com a direção do instrutor.

Serviço

Sessão Festivalzinho do Projeto Vídeo nas Comunidades

Horário: de 14h às 17h

Local: (EEEFM) Jones José Nascimento, em Central Carapina, na Serra

Com informações da Assessoria de Imprensa da Galpão Produções

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata

(27) 3636-7705/ 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043

mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI