13/04/2021 13h08

Superintendência de Afonso Cláudio realiza oficinas sobre ferramentas Google

A Superintendência Regional de Educação (SRE) de Afonso Cláudio, alinhada ao novo contexto ao qual está inserido o planejamento da Educação Pública do Estado do Espírito Santo para o ano de 2021, desenvolveu um Plano de Ação para atender às demandas dos profissionais escolares no que se refere ao apoio às organizações das salas de aula na ferramenta do pacote G Suite, o Google Classroom. A ação foi coordenada pelo assessor pedagógico Sandro Alex Schwanz e pelos supervisores referências da equipe Sedu Digital que atuam na Superintendência.

Considerando a realização das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) por parte de todas as unidades escolares e o fato de que muitos estudantes, apoiados pelas famílias, optaram por realizar as aulas somente no modelo não presencial, a equipe da SRE Afonso Cláudio desenvolveu um Plano no qual poderiam utilizar  recursos tecnológicos, bem como métodos e intervenções e, assim, poder servir de apoio estratégico para a realização do trabalho dos professores para uma melhor organização do seu ambiente digital no qual as atividades pedagógicas são propostas, ou seja, tornar as salas virtuais mais atrativas para os educandos.

A equipe da Sedu Digital dentro da SRE, composta pelas supervisoras escolares Caroliny Emília Uhlig Araújo e Zileni de Anchieta do Nascimento, e pelos supervisores escolares Jonas de Vargas Pagotto, Leandro da Silva Lunz e Rayvo Viana do Nascimento executaram a ação tendo tema “Por que usar a Sala de Aula Google?”. Por isso, foram oportunizados às escolas jurisdicionadas à SRE Afonso Cláudio momentos formativos para apresentar as funcionalidades dos aplicativos do Google For Education.

O início do desenvolvimento da ação ocorreu no final de março e contou com a participação de 100 profissionais, atingindo o limite máximo de participantes permitido pela ferramenta Google Meet, fato este que motivou os profissionais envolvidos a aumentar o número de oficinas para mais três datas e, assim, atender ao público que não conseguiu participar do primeiro momento formativo. As demais ações ocorrerem nos dias 25 e 31 de março e 01 de abril.

Durante as oficinas, os acessos e interações aconteceram sempre pela Sala Google SRE Afonso Cláudio – 2021, por meio do e-mail institucional de cada profissional da Rede que estão cadastrados nos sites de domínio da Sedu. Durante as oficinas, foi utilizado o Google Apresentações, demonstrando com imagens as possibilidades de tornar a sala de Aula Virtual um ambiente bem organizado e agradável aos olhos dos estudantes. Além disso, ao fim das apresentações foi oportunizada a participação dos profissionais presentes para um debate com os supervisores para esclarecimentos de dúvidas e sugestões.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon