Escolas em Cariacica terão comitê para evitar evasão e reprovação
A iniciativa é da Superintendência Regional de Educação (SRE) do município e será lançada no segundo trimestre de 2019.
A partir do segundo trimestre deste ano, as escolas da Rede Estadual submetidas à Superintendência Regional de Educação (SRE) de Cariacica vão contar com o “Comitê de Combate à evasão/abandono e à reprovação”. Trata-se de um plano de intervenção em que o objetivo é formar uma rede colaborativa, entre diretor, coordenador e estudante.
A superintendente de Cariacica, Carolina Julia Pinto dos Santos, explicou como vai funcionar na prática. “Ao final da primeira aula, os diretores terão que estar cientes dos alunos que faltaram. Essa tarefa será realizada pelo líder de turma. Então, o gestor ou o coordenador vai traçar o perfil do aluno e acionar a família para saber o motivo da falta. Caso a família não saiba, será acionado o conselho tutelar do município”, disse.
A iniciativa tem como principal objetivo evitar a evasão escolar e até mesmo levar de volta para a escola, crianças e jovens que já não frequentam mais uma sala de aula. “Hoje, o diretor e o pedagogo já têm essa função de identificar os alunos faltosos. Nossa intenção, porém, é formar o trio gestor, em que se tem a presença e atuação do aluno como protagonista”, afirmou.
Texto: Soraia Camata
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7766/ 7888
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br