16/09/2020 15h59 - Atualizado em 16/09/2020 16h00

Superintendência de Colatina recebe novos supervisores escolares com formação continuada

O supervisor tem como uma de suas funções orientar as escolas nas ações pedagógicas no foco da aprendizagem do aluno.

A Superintendência Regional de Educação (SRE) de Colatina foi contemplada com a contratação de novos supervisores escolares para a composição da equipe. Com o propósito de ambientá-los na regional, proporcionando um panorama das atribuições do supervisor escolar, foram realizadas reuniões e uma formação.

O superintendente de Colatina Antônio Marcos Maifredi acolheu os supervisores explanando sobre a importância da atuação do servidor público, bem como dialogou sobre o funcionamento da superintendência. A supervisora de Atividades Pedagógicas Pâmela Pereira Felix Nogueira enfatizou as informações referentes às orientações pedagógicas, rememorando as portarias que regulamentam as atividades da supervisão escolar e do funcionamento das SREs.

Nessa segunda-feira (14), foi realizada a primeira formação continuada para os supervisores escolares iniciantes, mediada pela supervisora escolar Sônia Regina Caliman, com a abrangência das temáticas: Histórico da Educação no Brasil, Sistemas de Educação; Legislação Educacional; Resolução CEE Nº 3.777/2014, que fixa normas para a Educação no Sistema de Ensino do Estado do Espírito Santo e dá outras providências; e Resolução CEE/ES Nº. 2.152/2010, que dispõe sobre a Educação Especial no Sistema Estadual de Ensino do Estado do Espírito Santo.

Segundo a supervisora Sônia Caliman, as formações são muito importantes para o desenvolvimento de conhecimentos e competências básicas para a atuação dos supervisores escolares, com base na Portaria nº 112-R, de 22 de outubro de 2010.

“O supervisor tem um papel de orientar, ser um parceiro das escolas no desenvolvimento das ações pedagógicas e no processo de regulação, em que o foco principal é a melhoria da aprendizagem do aluno. Por isso, todo esse processo de formação é primordial, para que possamos desempenhar nossas atribuições, contribuir para a melhoria das nossas escolas e aperfeiçoar o trabalho das equipes, com conhecimento da legislação e dos aspectos operacionais da Resolução CEE Nº 3.777/2014”, explicou.

Um dos novos supervisores escolares da SRE de Colatina é Arthur José Pedra, que relatou já sentir a grande responsabilidade da função para a Educação. “Considero que todo esse processo inicial foi de fundamental importância, principalmente pela acolhida empática ofertada pelo superintendente e por toda a equipe de supervisores, além das orientações pedagógicas e da formação continuada, ministrada de forma maestra, que nos apropriou sobre questões diretas do nosso trabalho”, disse o novo supervisor.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043