27/01/2023 10h44

Superintendência de São Mateus realiza ‘Formação para Educação em Tempo Integral’

Ação ocorreu em parceria com os municípios que vão implantar novas escolas vinculadas ao Proeti.

A Superintendência Regional de Educação (SRE) de São Mateus realizou, nos dias 23, 24 e 25 de janeiro, a “I Formação para Educação em Tempo Integral”. A ação, promovida pela Assessoria de Regime de Colaboração, ocorreu em parceria com os municípios que vão implantar novas escolas vinculadas ao Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Proeti) neste ano.

Nos três dias de formação, foram discutidos aspectos relacionados aos Princípios da Educação em Tempo Integral, Parte Diversificada do Currículo e o Modelo de Gestão na Educação em Tempo Integral. O público-alvo da formação é composto por coordenadores municipais do Programa, diretores e pedagogos das novas escolas em Tempo Integral dos municípios de Conceição da Barra, Jaguaré e São Mateus.

O superintendente de São Mateus, Jailson Mauricio Pinto, ressaltou que a formação é um marco na história da educação para a Superintendência e para os municípios jurisdicionados. “A parceria, por meio do Regime de Colaboração entre Estado e municípios, vem sendo fortalecida a cada dia, no aspecto financeiro, pedagógico e na gestão compartilhada”, afirmou.

“O momento teve um significado especial, uma vez que contribuiu muito para o entendimento da proposta do Programa e do modelo de Educação em Tempo Integral”, destacou a coordenadora municipal do Proeti do município de Jaguaré, Maria Prates.

Com cinco novas escolas em 2023, a SRE São Mateus soma 12 unidades de ensino com a oferta de Tempo Integral, vinculadas ao Proeti.

“A formação representa o passo inicial de uma longa agenda formativa que está sendo preparada para os professores que atuarão nessas escolas”, disse o assessor de Regime de Colaboração da SRE São Mateus, Judson Albino Coswosk.

Saiba sobre o Proeti: https://sedu.es.gov.br/proeti

Mirela Marcarini / Soraia Camata