24/04/2020 13h42 - Atualizado em 27/04/2020 19h30

Tutorial para acesso ao Google Sala de Aula e o aplicativo EscoLAR

Profissionais da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José de Caldas Brito, de Linhares, gravaram o tutorial.

O EscoLAR, desenvolvido pela Secretaria da Educação (Sedu), é um programa de atividades não presenciais, em que as principais estratégias são a transmissão das aulas pela TV e pela plataforma Google Sala de Aula, que pode ser acessado pelo aplicativo EscoLAR.

Para auxiliar no passo a passo para utilizar essas ferramentas, profissionais da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José de Caldas Brito, de Linhares, gravaram um tutorial, elaborado pelo professor Erick Jatobá e uma equipe de tradução e interpretação em Libras: Jackeline Santana, Julianderson Cravo e Melina Pinheiro.

Confira:

Como acessar o Google Sala de Aula?
É necessário ter um e-mail e senha.

Você sabe o que é e-mail?
Também conhecido como correio eletrônico, é um recurso que torna possível o envio e recebimento de mensagens pela internet. Os endereços de e-mails têm um formato característico: o sinal de @ sempre aparece no endereço, seguido do nome da empresa ou instituição que oferece o e-mail. Para acessar o Google Sala de Aula é preciso utilizar um endereço especifico, ou seja, institucional tanto para professores quando para alunos.

Como acessar o E-mail institucional?
- Entre no site da Sedu Digital www.sedugital.edu.es.gov.br;
- Clique na opção ‘Acesso às contas da plataforma Google’;
- Escolha a opção correspondente ao seu caso: estudante ou professor;

Importante: se você for estudante, use a carteirinha da alimentação escolar; observe o número do Registro de Aluno (RA); você precisa desse número para gerar o E-mail institucional, excluindo o zero inicial da numeração.

- Preencha os dados: inclua o primeiro nome (sem acento e sem o uso da letra ç) e o número do RA.

Importante: clicando em verificar conta, você terá as informações do seu e-mail institucional; clicando em gerar nova senha, você terá o endereço do e-mail institucional e a senha para o primeiro acesso ao sistema Google, feito isso, já pode ir ao site do Google e clicar em fazer login para ter acesso ao pacote de serviços disponibilizados pela Sedu. Clique no botão de nove pontos do lado direito da tela onde vai aparecer o ícone Google Sala de Aula.

O aplicativo EscoLAR deve ser baixado no celular Android pelo Google Play, digitando na lupa de busca EscoLAR Prodest. O Google Sala de Aula pode ser acessado sem uso do pacote de dados, a qualquer tempo e local.

Assista ao tutorial CLICANDO AQUI.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI