30/04/2025 15h55

Universidades reabrem inscrições para curso de extensão em Educação para as Relações Étnico-Raciais

O curso visa fomentar o letramento racial e fortalecer práticas pedagógicas voltadas à equidade e à valorização da diversidade.

O curso de extensão “Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola”, ofertado na modalidade à distância (EaD), com carga horária de 120 horas, está com novas oportunidades para profissionais da Educação em todo o Brasil.

A iniciativa integra as ações da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI) e da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ).

No fim de 2024, diversas universidades brasileiras abriram inscrições para o curso. Com início previsto para maio, algumas instituições reabriram o processo seletivo para preenchimento de vagas remanescentes. Estão atualmente com inscrições abertas a Universidade Federal da Paraíba (até 08/05) e a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (até 11/05).

Podem se inscrever gestores escolares, professores e demais profissionais da Educação. Como o curso é 100% a distância, os interessados podem se candidatar a qualquer uma das universidades parceiras, independentemente da localização, desde que haja vagas disponíveis.

O curso é uma das ações previstas na Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola – PNEERQ, instituída pela Portaria nº 470, de 14 de maio de 2024. Seu principal objetivo é fomentar o letramento racial e as práticas pedagógicas da Educação Básica, em conformidade com a Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, alterada pela Lei 11.645, de 10 de março de 2008, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena.

As inscrições devem ser feitas diretamente pelos editais abertos nas universidades parceiras, cujos links estão disponíveis na página oficial de divulgação do curso.

CLIQUE AQUI e confira o edital da UFPB. 

CLIQUE AQUI e confira o edital da UFRB.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Deborah Hemerly

dahfialho@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7706 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI