24/06/2024 16h22 - Atualizado em 24/06/2024 17h12

Começa período de rematrícula para alunos da EJA na Rede Estadual de ensino

Começa nesta segunda-feira (24) o período de rematrícula para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Rede Estadual de ensino. Os alunos que já estudam nesta modalidade de ensino em alguma das escolas estaduais, devem efetivar a rematrícula na secretaria da escola até o próximo dia 05 de julho. Já as matrículas para os alunos que querem começar os estudos na EJA, neste segundo semestre letivo, devem ficar atentos ao período, que tem início no próximo dia 22 de julho. CONFIRA A PORTARIA AQUI!

Rematrícula

Para solicitação de rematrícula, o responsável e/ou o próprio estudante, quando maior de idade, deverá dirigir-se presencialmente à secretaria da unidade escolar na qual o estudante se encontra matriculado. Excepcionalmente para o 2º semestre letivo de 2024, a solicitação de rematrícula não poderá ser realizada pelo responsável e/ou o próprio estudante, quando maior de idade, de forma on-line, por meio do acesso ao SEGES.

Matrícula

A matrícula de novos estudantes para a EJA deverá ser solicitada, exclusivamente, na secretaria da unidade escolar pleiteada, estejam eles matriculados ou não na rede escolar pública estadual atualmente. É obrigatória a entrega dos seguintes documentos: fotocópia da certidão de nascimento, ou de casamento, ou da Carteira de Identidade do estudante, acompanhada do documento original; fotocópia do comprovante de residência do estudante, por meio da fatura de energia elétrica, acompanhada do documento original; e fotocópia do laudo médico, para estudante público-alvo da Educação Especial.

Também são necessários o histórico escolar original ou declaração escolar, que, após o prazo de validade de 30 (trinta) dias a partir da data de emissão, deverá ser substituída pelo Histórico Escolar original em caráter definitivo; fotocópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF) para todos os estudantes, sendo que, nas situações em que o estudante for menor de idade, também será necessária a fotocópia do CPF do responsável; fotocópia, acompanhada do original da caderneta de vacinação ou da declaração de unidade de saúde pública atestando a atualização do cartão de vacinação, para os estudantes com idade inferior a 18 anos de idade.

EJA Profissional

Além da oferta para a EJA Regular, há a oferta de 600 vagas para a EJA Profissional, que é destinada a estudantes acima de 18 anos e que já tenham concluído o Ensino Fundamental. A oferta é com os seguintes cursos: Agente de Combate às Endemias; Agente de Projetos Sociais; Auxiliar de Serviços Condominiais; Recepcionista de Eventos; Mecânico de Máquinas Industriais; Instalador de Sistemas Elétricos Prediais; Agente de Suporte e Manutenção de Computadores; Assistente Financeiro; Assistente de Recursos Humanos, Recepcionista de Eventos; Assistente Administrativo; Assistente de Logística; Auxiliar de Agroecologia; Agente de Desenvolvimento Cooperativista; Cuidador de Idosos e Operador de Computador.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br