Matemática

Caro (a) Professor (a),

Ao longo destes meses, nos quais não ocorreram aulas presenciais, foi feito um grande esforço, por parte da Secretaria de Estado da Educação, para garantir que os nossos estudantes mantivessem algum tipo de vínculo com a escola, com ações voltadas para o seu aprendizado.

Entretanto, considerando  a extensão do período de pandemia até o momento e as medidas de proteção à saúde demandadas para o retorno do ano letivo, cabe lançar um outro olhar sobre a organização curricular, que deverá ser cumprida em, no mínimo 800h, de acordo com o Parecer Parecer CNE/CP Nº 05/2020, aprovado em 28 de abril de 2020 e , portanto, a necessidade da elaboração de um documento que dê suporte às escolas da rede pública estadual no desenvolvimento do currículo do ensino médio.

A partir do documento curricular vigente, foi realizada uma análise e a classificação das habilidades e conhecimentos nele contido, visando dar suporte ao planejamento docente no retorno das atividades letivas e à melhoria de propostas para o processo de ensino e aprendizagem.

As diretrizes curriculares do ensino médio foram construídas a partir do Currículo Básico Escolar Estadual, de 2009, e, desse modo, além do planejamento do início deste ano e dos conhecimentos trabalhados nas videoaulas, são apresentadas orientações sobre os conhecimentos estruturantes a serem contemplados pelo trabalho docente. O professor poderá, a partir da análise das informações do documento e da realidade da sua escola e dos seus estudantes, planejar ações que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem no retorno das aulas presenciais, ou mesmo na continuidade das aulas não presenciais, bem como auxiliem a comunidade escolar no alinhamento da Proposta Político-Pedagógica a essa nova realidade vivida pela escola. 

É preciso ressaltar, ainda, que as diretrizes curriculares propostas neste documento levam em consideração a necessidade de certos cuidados em relação às habilidades ou conhecimentos que dependem de propostas coletivas ou que demandem compartilhamento de objetos. Nesse caso, mesmo entendendo que alguns deles sejam estruturantes, principalmente no que tange aos componentes curriculares de Educação Física e de Arte, nesse contexto de pandemia, foram classificados como de desdobramento, observando que o trabalho docente a ser realizado a partir deles deve ser planejado e adaptado com muito cuidado e zelo pela saúde e segurança de todos os envolvidos.

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