12/11/2020 15h02

Dia do Diretor Escolar é comemorado nesta quinta-feira (12)

O Dia do Diretor Escolar é comemorado nesta quinta-feira (12), data que celebra o profissional responsável por gerir a escola e garantir o funcionamento com um bom ambiente para os professores, alunos e demais colaboradores das unidades escolares. É ele que tem a responsabilidade de manter as normas em cumprimento e supervisionar os projetos pedagógico e administrativo.

Em forma de agradecimento e homenagens aos gestores, foi que a Superintendência Regional de Educação (SRE) Nova Venécia preparou um encontro, via Google Meet, com os diretores, supervisores escolares e técnicos pedagógicos, para uma fala sobre o tema “Percebendo-se para melhor percepção do outro”.

Durante o evento on-line, a superintendente Adriana Bonatto Merlo parabenizou os diretores pelo trabalho meritoso. Em seguida, a técnica pedagógica Maria da Penha Gozzer Cimadon, mobilizadora da plataforma de apoio psicossocial Vivescer, compartilhou com os participantes a experiência de uma jornada de formação intitulada ‘Eneagrama’. “Foi realizada uma atividade com os participantes, com a finalidade de autoconhecimento, e, assim, apresentadas as ‘Tipologias da Personalidade’”, contou Adriana Merlo.

Ao final do encontro, os diretores receberam homenagens da equipe de supervisores escolares que acompanham as escolas. “Abriu-se espaço para falas dos homenageados, que agradeceram o momento e teceram elogios aos encontros que têm sido realizados junto aos gestores e equipes escolares, buscando trabalhar o socioemocional, bem como todo o trabalho que vem sendo realizado junto às escolas”, destacou a superintendente.

Margareth Broedel Silva Nunes, diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Jacaraípe, localizada na Serra, falou um pouco sobre como se sente na função de gestora. “Ser diretor (a) é pensar em cada rostinho que adentra os portões da escola e que deposita confiança nas suas atitudes e decisões. É ouvir tia e ganhar um abraço sincero que te derrete por dentro. É descobrir os pontos fracos e pontos fortes de cada um e ter um olhar diferenciado para todos eles, e ainda potencializar cada indivíduo para a busca constante de seu crescimento. É saber que cada passo que saiu da sua escola tem a sua marca, o seu fazer”, disse.

“Ser diretor (a) é ter a consciência que você se doou, se empenhou, se expôs, se fez melhor, cresceu e aprendeu para contribuir com a sociedade e com cada criança ou jovem que cruzou o seu caminho ou também com alguém que, por algum momento, passou na sua vida. É buscar constantemente ser melhor, e é se desafiar a todo instante em busca de um bem maior: nossos jovens e a educação”, acrescentou Margareth Nunes.

A Secretaria da Educação (Sedu) parabeniza a todos os gestores que se empenham em fazer a Educação cada dia melhor.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br / sccanal@sedu.es.gov.br