Escola de Guarapari utiliza robótica e storytelling em atividade interdisciplinar com Lego Spike
A ação teve como objetivo promover uma metodologia inovadora de ensino, desafiando os estudantes a resolver problemas de forma colaborativa em um contexto prático.
A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Dr. Silva Mello, localizada em Guarapari, realizou uma atividade inovadora por meio da disciplina eletiva Mundo das Invenções: Projetos com Lego Spike, sob a coordenação dos professores André dos Santos e Dagma Suella. A iniciativa combinou robótica, storytelling e elementos de escape room, promovendo uma experiência de aprendizado diferenciada para os estudantes.
O projeto consistiu na criação de um circuito representando uma cidade, onde um robô, programado pelos alunos, era conduzido por pontos específicos, como farmácia, mercado, mecânica, academia e praia. Ao chegar em cada local, o robô sorteava aleatoriamente um problema relacionado a disciplinas da área de Ciências da Natureza e Matemática. As questões eram exibidas em um painel virtual e o grupo precisava solucioná-las para avançar. Caso errassem, o robô retornava ao ponto de partida, desafiando os alunos a tentarem novamente.
“O tempo de duas aulas passou sem que os alunos percebessem, tamanha foi a imersão na atividade. Eles trabalharam em grupo, solucionaram problemas e não desistiram mesmo diante dos erros. Foi uma experiência extremamente positiva. Acredito que a robótica deve ser inserida nas atividades educacionais, pois envolve e engaja os estudantes de maneira prática e dinâmica”, destacou a professora de Matemática Dagma Suella.
A ação teve como objetivo promover uma metodologia inovadora de ensino, desafiando os estudantes a resolver problemas de forma colaborativa em um contexto prático. O diferencial foi o uso do Lego Spike e a integração interdisciplinar, unindo tecnologia e conteúdos curriculares de forma lúdica e educativa.
O estudante Davi Azevedo Barbosa compartilhou sua experiência: “Participei de todas as etapas do projeto, inclusive da programação e robótica com Lego Spike. Foi muito divertido, especialmente porque já havia vivenciado algo parecido em outra instituição. Realizar uma atividade interdisciplinar com o robô foi incrível, pois o Lego Spike não está disponível em todas as escolas.”
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707